Frasco
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5592
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Vidro soprado, moldado e lapidado
-
Dimensões (cm): Alt. 15,4 x Diâm. 7,4
-
Descrição: Frasco com tampa, em vidro transparente incolor. Base rasa com estrela lapidada de 16 pontas.
Bojo cilíndrico predominantemente preenchido por padrão geométrico relevado de pequenas pontas de diamante interrompido por três faixas horizontais - na base facetada, na cintura e topo biseladas e por reserva central oval, com moldura interior octogonal lisa. Ombros boleados planos com decoração idêntica de padrão geométrico relevado de pequenas pontas de diamante. Colo elevado cilíndrico, liso com interior fosco no registo superior de encaixe da rolha. Bordo anelar plano, liso, ligeiramente facetado. Rolha de botão esférico com topo superior achatado, facetado e restante decoração com dois registos de padrão de ponta de diamante em escalas volumétricas distintas.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 16, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “390”; "Descrição" - “Nove frascos de cristal lapidado, sendo dois sem rolha”;"Valor" - "90$00"
NOTA: os 'Nove frascos' referenciados no cadastro acima mencionado dizem respeito aos seguintes números de inventário: PNS5561/PNS5562/PNS5586/PNS5587/PNS5588/PNS5589/PNS5590/PNS5591/PNS5592
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
-