Cruz de altar com imagem de cristo crucificado
-
Museu: Paço dos Duques
-
Nº de Inventário: PD1201
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Escultor / Pintor)
-
Datação: Século 18/20
-
Suporte: madeira/cruz; cortiça/base; chumbo/imagem
-
Técnica: entalhe/base e cruz; modelagem/imagem de Cristo; encarnação/imagem de Cristo
-
Dimensões (cm): Alt. 55 x Larg. 17 x Prof. 13
-
Descrição: Cruz de altar em madeira com imagem de Cristo crucificado em chumbo policromado.
A cruz de planta latina tem perímetro entalhado, realçado em castanho e centro liso com a cor natural da madeira à vista. Encaixa numa base em cortiça, de perfil rectangular, pintada em tons de verde, castanho e amarelo e alteada ao centro. Esta base pretende simular um chão natural reportando-nos para o local do Gólgota.
A imagem de Cristo, que exibe as carnações à vista, está pregada à dita cruz pelas palmas das mãos e pés com cravos em metal.
A cabeça, que pende para a direita e para a frente, mostra cabelos castanhos caindo em mecha sobre o ombro esquerdo.
O rosto achatado está marcado por testa curta; sobrancelhas finas, que emolduram os olhos cerrados; nariz alongado mais largo na base e boca miúda, definida por lábios finos que se mostram contraídos e emoldurados por bigode e barba bífida em tons de castanho.
O corpo, de proporções equilibradas, está suspenso pelos braços, que formam um V e mostra-se ligeiramente em contraposto. Tem alguns músculos em tensão, caixa torácica ligeiramente saliente e ventre liso e arredondado. Das zonas mais martirizadas, que aqui são as palmas das mãos, pescoço, ombros, joelhos e peito dos pés escorrem respingos vermelhos de sangue. A cobrir o baixo-ventre está um perizonium branco apanhado e ajustado ao corpo através de uma corda com nó à direita. Os joelhos estão colocados lado a lado e os pés um sobre o outro trespassados por cravo único.
-
-
-
Incorporação: foi deixada a guarda do paço em 1960.
-