Escapulário
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 58488
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
-
Técnica: Fazenda de lã; bordado directo a fio de seda frouxa branca, verde, amarela, azul e cor-de-rosa. Bordado directo a pontos lançado, matiz, pé de flor, nó e Bolonha; forro em tafetá
-
Dimensões (cm): Comp. 20,5 (escapulários com fita) x Alt. 8 x Larg. 6,5
-
Descrição: Escapulário rectangular em fazenda de lã preta bordada a fio de seda frouxa branca, verde, amarela, azul e cor-de-rosa. Bordado directo a pontos lançado, matiz, pé de flor, nó e Bolonha.
As duas partes do escapulário estão unidas por fita de algodão creme e são forradas a tafetá de seda da mesma cor.
Numa parte do escapulário estão representados, em reserva oval, Nossa Senhora coroada com o Menino ao colo, pintados ou impressos a preto sobre tafetá de seda.
A reserva é aplicada sobre o fundo em lã, contornada por fio metálico laminado e fio de seda e enquadrada com motivos florais.
Na outra parte do escapulário, enquadradas com o mesmo padrão floral, estão bordados alguns instrumentos da Paixão de Cristo: a Cruz, a coroa de espinhos e os três cravos no bico da pomba do Espírito Santo.
-
-
Origem/Historial: Este escapulário e um outro muito semelhante (inv. 58487) estavam guardados no interior da bolsa (inv. 58483). Nesta encontrava-se ainda um certificado de autenticidade de uma relíquia emitido pelo Arcebispado de Génova (APNA, Documentação de carácter religioso, 3.2.2). O documento está digitalizado no campo "Documentação associada".
-
Incorporação: Casa Real
-