Carteira
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AS.263
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 10 x Larg. 14,5
-
Descrição: Carteira de formato rectangular forrada a cetim de seda (?) de cor azul escura. Dobra a meio, segundo uma linha transversal, formando duas abas.
Cada uma das abas é construída, por entre o forro, com cartão.
De fora, a carteira é bordada com fio de algodão: junto à orla e formando arcos nos cantos, com uma espécie de lista em "ziguezague" de cor amarela; no corpo da carteira, surgem seis motivos florais de cor amarela e vermelha.
No interior da carteira apresenta uma lista idêntica à descrita atrás, mas de cor verde. Surge, em cada pala, um bolso feito em cetim de cor azul-escura. A aresta da boca do bolso é delineada a fio de cor amarela. Cada bolso tem bordada uma ramificação de cor verde, da qual brotam flores de cor amarela e vermelha. Um dos bolsos apresenta ainda as iniciais "M" e "E" bordadas a fio de algodão de cor amarela.
-
-
Origem/Historial: A obra literária de Sebastião Pessanha (1892-1966) compreende mais de quarenta trabalhos, sobre temas muito variados, a partir do opúsculo sobre o Ensino Profissional, dado a lume em 1914, e que se encontram na sua maioria dispersos pelas principais revistas de especialidade existentes no tempo. Em 1916, D. Sebastião Pessanha, funda, à sua custa e com Vergílio Correia e Alberto de Sousa como Directores Literário e Artístico, a «Terra Portuguesa».
Para lá da sua obra literária, o interesse de D. Sebastião Pessanha pela etnografia portuguesa mostra ainda outros aspectos, que são também altamente relevantes. Não só dirigiu a secção de Etnografia do Museu Municipal de Sintra, mas - e sobretudo - reuniu para si próprio e em casa uma magnífica colecção, organizada por mão de mestre.
__
A esta data (Maio de 2011) o Museu Nacional de Etnologia possui no seu acervo 92 objectos da categoria "Vestuário e Adereços" da região do Alentejo, sendo o principal concelho de recolha Estremoz, com objectos adquiridos a Rafael Rúdio.
-
-
Bibliografia
- AZINHAL, Abelho - "Roteiro Lírico do Alentejo. O Trajo Feminino" in Mensário da casa do Povo, VI, N.º61: 1951
- LAMAS, Maria - As mulheres do meu país. Lisboa: Actuális, 1948
- ABELHO, Azinhal - "O trajar - o trajo feminino" in Mensário das Casas do Povo. VI, nº61, 1951.
- PESSANHA, Sebastião - Os Trajes Populares e os Estudos de Etnografia. Comunicação a ser enviada ao 1er Congrés Internacional D'Histoire du Costume, reunido em Veneza em Agosto-Setembro de 1952. Lisboa, 1956.
- ROQUE, Joaquim - Alentejo Cem por Cento. Beja, 1940.
- ROSA, João - Alentejo à janela do passado. Lisboa, 1940.
- VASCONCELLOS, José Leite de - "Trajos alentejanos" in Boletim de Etnografia, n.º 2. Lisboa: Imprensa Nacional, 1923
- VASCONCELOS, José Leite de - Terra em Terra, 2. Lisboa, 1927.