Carteira
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AZ.058
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 11 x Larg. 12,5
-
Descrição: Carteira de formato pentagonal, em veludo de seda de cor vermelha.
Na parte de fora, as orlas exteriores da carteira são debruadas a fita de seda de cor verde. Ao centro surge uma ramificação, bordada a fio de seda de cor amarela, rosa, azul e verde. Em baixo, junto ao início da ramificação apresentam as iniciais "A" e "P", bordadas a fio de seda de cor azul. Junto aos vértices inferiores surge uma mola metálica.
Na parte interior da carteira, esta apresenta-se dividida em dois, segundo um linha central transversal. Surge, em cada metade, um bolso em veludo de cor vermelha. Todas as orlas da carteira, como as dos bolsos, são debruadas com uma fita de seda de cor verde.
Cada bolso apresenta uma larga ramificação bordada a fio de seda de cor rosa, verde, azul e amarela.
Na zona da pala, do topo da carteira, surge uma espécie de "S" bordado a fio de seda de cor rosa.
-
-
Origem/Historial: Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) foi integrado formalmente em 1953 nos quadros do CEEP. Em 1965, Ernesto Veiga de Oliveira é nomeado subdirector do Museu de Etnologia do Ultramar, assim como do Centro de Estudos de Antropologia Cultural. Com a morte de Jorge Dias (1973), assume a direcção desses dois organismos até à sua aposentação em 1980.
Benjamim Enes Pereira, natural de Montedor, Viana do Castelo, decidiu deixar de cultivar a terra aos 26 anos. O seu encontro com Ernesto Veiga de Oliveira foi fruto do acaso, quando soube de alguém que procurava informações sobre os moinhos da região. Em 1959, foi formalmente integrado nos quadros do CEEP e, em 1963, fica também ligado ao Centro de Estudos de Antropologia Cultural (CEAC). Participou activamente no trabalho dos dois centros: recolha, escrita de artigos, registo fotográfico e de vídeo. Uma das suas obras mais conhecidas é a "Bibliografia Analítica da Etnografia Portuguesa", de 1965. Continua a dedicar-se a projectos de cariz museológico e etnográfico.
__
A esta data (Maio de 2011) o Museu Nacional de Etnologia possui no seu acervo 92 objectos da categoria "Vestuário e Adereços" da região do Alentejo, sendo o principal concelho de recolha Estremoz, com objectos adquiridos a Rafael Rúdio.
-
-
Bibliografia
- AZINHAL, Abelho - "Roteiro Lírico do Alentejo. O Trajo Feminino" in Mensário da casa do Povo, VI, N.º61: 1951
- LAMAS, Maria - As mulheres do meu país. Lisboa: Actuális, 1948
- ABELHO, Azinhal - "O trajar - o trajo feminino" in Mensário das Casas do Povo. VI, nº61, 1951.
- PESSANHA, Sebastião - Os Trajes Populares e os Estudos de Etnografia. Comunicação a ser enviada ao 1er Congrés Internacional D'Histoire du Costume, reunido em Veneza em Agosto-Setembro de 1952. Lisboa, 1956.
- ROQUE, Joaquim - Alentejo Cem por Cento. Beja, 1940.
- ROSA, João - Alentejo à janela do passado. Lisboa, 1940.
- VASCONCELLOS, José Leite de - "Trajos alentejanos" in Boletim de Etnografia, n.º 2. Lisboa: Imprensa Nacional, 1923
- VASCONCELOS, José Leite de - Terra em Terra, 2. Lisboa, 1927.