Bolsa
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AQ.256
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 21 x Larg. 10
-
Descrição: Bolsa de formato tronco-cónico, em malha de algodão, formando listas transversais ora de cor azul, ora de cor bege.
Na orla da boca, apertando-a, passa por entre o tecido um fio de algodão de cor bege. Este prolonga-se livremente para além dos limites da bolsa, formando na extremidade uma pequena borla de algodão de cor rosa, branca e azul.
O ápice inferior da bolsa apresenta uma borla idêntica, mas de maiores dimensões.
-
-
Origem/Historial: Em 1947 Jorge Dias é convidado para coordenar o sector de Etnografia do Centro de Estudos de Etnologia Peninsular (CEEP), chamando de imediato um conjunto de investigadores da sua confiança para com ele trabalhar nesse Centro – Margot Dias, Fernando Galhano, Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira. Estes investigadores estariam também na origem e desenvolvimento, alguns anos mais tarde, do projecto do Museu de Etnologia.
Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) foi integrado formalmente em 1953 nos quadros do CEEP. Em 1965, Ernesto Veiga de Oliveira é nomeado subdirector do Museu de Etnologia do Ultramar, assim como do Centro de Estudos de Antropologia Cultural. Com a morte de Jorge Dias (1973), assume a direcção desses dois organismos até à sua aposentação em 1980.
-
-
Bibliografia
- LAMAS, Maria - As mulheres do meu país. Lisboa: Actuális, 1948