Chapéu
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AZ.331
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 35 x Alt. 8 x Larg. 32
-
Descrição: Chapéu feito num entrançado de palha de cor bege. Apresenta uma copa de secção transversal oval e formato cilíndrico.
Lateralmente, encontram-se aplicadas à copa flores em tecido de cor branca, amarela e rosa, com caules em arame forrado a tecido de cor verde, do qual brotam também folhas da mesma cor. Ao conjunto está aplicado um pequeno arranjo de palha tingida a verde.
Partindo desta zona, estão aplicadas no topo da copa duas bandas de tecido: um de cor branca, e outro listado a branco e azul. Estas bandas iniciam formando um grande laço, que percorre a base da copa em folhos, e termina numa nova laçada.
Interiormente, o topo da copa é forrado a tecido de seda de cor branca.
-
-
Origem/Historial: Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) foi integrado formalmente em 1953 nos quadros do CEEP. Em 1965, Ernesto Veiga de Oliveira é nomeado subdirector do Museu de Etnologia do Ultramar, assim como do Centro de Estudos de Antropologia Cultural. Com a morte de Jorge Dias (1973), assume a direcção desses dois organismos até à sua aposentação em 1980.
Benjamim Enes Pereira, natural de Montedor, Viana do Castelo, decidiu deixar de cultivar a terra aos 26 anos. O seu encontro com Ernesto Veiga de Oliveira foi fruto do acaso, quando soube de alguém que procurava informações sobre os moinhos da região. Em 1959, foi formalmente integrado nos quadros do CEEP e, em 1963, fica também ligado ao Centro de Estudos de Antropologia Cultural (CEAC). Participou activamente no trabalho dos dois centros: recolha, escrita de artigos, registo fotográfico e de vídeo. Uma das suas obras mais conhecidas é a "Bibliografia Analítica da Etnografia Portuguesa", de 1965. Continua a dedicar-se a projectos de cariz museológico e etnográfico.
-
-