Socos
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AS.376
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 26 x Alt. 12 x Larg. 10
-
Descrição: Socos (par) com rasto em madeira, de formato elipsóide, levemente levantado nas extremidades. A ele estão pregadas, através de uma fita de couro, duas bandas de couro transversais, formando dois arcos. O de maiores dimensões é aberto longitudinalmente, criando duas abas. Cada uma tem três ilhós metálicas, por onde passa um atacador de couro.
-
-
Origem/Historial: A obra literária de Sebastião Pessanha (1892-1966) compreende mais de quarenta trabalhos, sobre temas muito variados, a partir do opúsculo sobre o Ensino Profissional, dado a lume em 1914, e que se encontram na sua maioria dispersos pelas principais revistas de especialidade existentes no tempo. Em 1916, D. Sebastião Pessanha, funda, à sua custa e com Vergílio Correia e Alberto de Sousa como Directores Literário e Artístico, a «Terra Portuguesa».
Para lá da sua obra literária, o interesse de D. Sebastião Pessanha pela etnografia portuguesa mostra ainda outros aspectos, que são também altamente relevantes. Não só dirigiu a secção de Etnografia do Museu Municipal de Sintra, mas - e sobretudo - reuniu para si próprio e em casa uma magnífica colecção, organizada por mão de mestre.
__
Local de aquisição: Serra do Marão.
-
-
Bibliografia
- PEREIRA, Benjamim - Calçado de pau em Portugal. Porto: Junta distrital do Porto, 1996