Castro-1952
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 117562
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Autor desconhecido (Fotógrafo)
-
Datação: 1952
-
-
Técnica: positivo p/b
-
Dimensões (cm): Alt. 18.4 x Larg. 24.1
-
Descrição: Fotografia de público a assistir a uma representação, ao ar livre, da peça "Castro" de António Ferreira levada à cena pelo Teatro do Povo (companhia itinerante) em 1952. Pode ver-se em cima do palco três mulheres vestidas de branco (coro) e um par, não sendo possível identificar as personagens. A represntação poderá ter sido em Coimbra, uma vez que no verso da fotografia existe um carimbo da Papelaria Cristal daquela cidade.
-
-
Origem/Historial: Peça "A Castro"
De autoria de António Ferreira (1528-1569), levada à cena pelo Teatro do Povo em 1952, já na segunda fase da companhia (1952-1955). Encenação de Francisco Ribeiro (Ribeirinho) e figurinos de José Barbosa. A peça teve pelo menos 17 representações pelo Teatro do Povo a partir de 1952.
Fizeram parte do elenco inicial os seguintes actores: Isabel de Carvalho (coro), Maria José,(coro) Vanda Maria (coro), Idalina Guimarães (Inês de Castro), Rui de Carvalho (D. Pedro), Canto e Castro (secretário), Armando Cortez (conselheiro), Carlos Duarte (conselheiro), Joaquim Rosa (conselheiro), Fernanda Borsatti (ama) e Costa Ferreira (Afonso IV)
-
Incorporação: Lurdes Lima
-