Descrição: Desenho à pena com a representação arquitectónica da fachada da Basílica de Mafra a preto e branco, atribuído a Joaquim Machado de Castro (1731-1822), escultor cuja formação foi aperfeiçoada na Escola de Escultura de Mafra.
Além da qualidade do desenho, com um traço muito fino e rigoroso, um dos aspetos relevantes para a datação desta representação poderá ser a composição do remate das grimpas das torres sineiras, sobre o qual estão dois galos cata-vento, assentes em orbes, e rematados por uma haste com cruz, elemento que veio a ser retirado em 1787, quando se procedeu à colocação dos para-raios. (S.G.)
Origem/Historial: É provável que a peça tenha pertencido desde sempre ao Palácio de Mafra.
Incorporação: Fundo antigo.
Bibliografia
Triunfo do Barroco. Catálogo de exposição. Lisboa: Fundação das Descobertas, 1993
SMITH, Robert C. - João Frederico Ludovice, An Eighteenth Century Architect in Portugal - The Art Bulletin, XVIII, nº 3. Chicago: 1936
PIMENTEL, António Filipe, - Arquitectura e Poder. O Real Edifício de Mafra, Coimbra, 1992.
A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de São João Baptista. Catálogo de exposição. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de São Roque - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2013
GORJÃO, Sérgio; PEREIRA, Paulo; Et alli. DO TRATADO À OBRA - GÉNESE DA ARTE E DA ARQUITETURA NO PALÁCIO DE MAFRA. Mafra: DGPC/PNM, 2017
Livro do Tombo do Palácio Nacional de Mafra -Cadastro dos Bens do Domínio Público (Palácio Nacional de Mafra)
Exposições
Triunfo do Barroco
Lisboa
Exposição Física
A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de São João Baptista
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
18/5/2013 a 20/10/2013
Exposição Física
DO TRATADO À OBRA - GÉNESE DA ARTE E DA ARQUITETURA NO PALÁCIO DE MAFRA