Credência
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS6180
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 16
-
-
Técnica: Entalhado, polido e encerado
-
Dimensões (cm): Alt. 49,5 x Diâm. 16,6
-
Descrição: Peça de um só corpo.Tampo plano saliente em relação à cintura onde se dispõe duas gavetas lisas, com puxador metálico em forma de aleta, ladeadas e intervaladas por um mascarão relevado, entalhado.
A secção inferior é composta no alçado frontal por duas portas apaineladas com três tábuas lisas, com aplicação de escudetes recortados em ferro e ladeadas por dois elementos decorativos verticais, entalhados em baixo relevo com motivos vegetalistas. Rodapé elevado, saliente, contínuo, recortado em degrau.
-
-
-
Incorporação: Doação D. Luís Bramão ao Palácio Nacional de Sintra (27 peças).
Luís António Álvares Pereira de Sequeira Lamarão Bramão (1909-2007) enquanto Alto-Funcionário das Nações Unidas - onde coordenou no âmbito da FAO/UNESCO o projecto pioneiro do inventário dos recursos do solo à escala mundial - residiu em vários paúses, nomeadamente Itália onde se apaixonou pela arte do Renascimento aí tendo adquirido numerosas peças de artes decorativas.
A doação - concretizada, conforme seu desejo, pela sua viúva Carin Bramão - é constituída por 27 peças datáveis dos Séculos XV ao XVII.
-
Centro de Fabrico: Itália (Florença)