Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS6184
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 16
-
-
Técnica: Entalhado, torneado, polido e encerado. Assento estofado.
-
Dimensões (cm): Alt. 86,4 x Larg. 48,8 x Prof. 40
-
Descrição: Cadeira renascentista com estrutura em madeira.
Montantes verticais dianteiros torneados com secção circular, interrompidos por paralelepípedos de intersecção com as travessas dianteiras e laterais trabalhadas de forma idêntica. As pernas posteriores de secção quadrangular e ligeira flexão para o exterior dão seguimento aos montantes verticais do espaldar, rematados por pinos torneados. A tabela do espaldar é composta por cinco elementos verticais torneados entabulados por cachaço e testeira recortados, decorados com motivo entalhado de circular concêntrica. O assento é estofado com veludo vermelho rematado por galão de franjas, não original.
Faz parte de um conjunto de quatro cadeiras.
-
-
-
Incorporação: Doação D. Luís Bramão ao Palácio Nacional de Sintra (27 peças).
Luís António Álvares Pereira de Sequeira Lamarão Bramão (1909-2007) enquanto Alto-Funcionário das Nações Unidas - onde coordenou no âmbito da FAO/UNESCO o projecto pioneiro do inventário dos recursos do solo à escala mundial - residiu em vários paúses, nomeadamente Itália onde se apaixonou pela arte do Renascimento aí tendo adquirido numerosas peças de artes decorativas.
A doação - concretizada, conforme seu desejo, pela sua viúva Carin Bramão - é constituída por 27 peças datáveis dos Séculos XV ao XVII.
-
Centro de Fabrico: Itália
Bibliografia
- BLADES, Holly Raible, 2010, «D. Luís Bramão. A man of passions», Lisboa.
- MEDORI, Paula Brito, "Ao jeito do Renascimento" in «L+Arte», nº 41, Outubro 2007, Lisboa