Descrição: Modelo de capitel da Ordem Jónica (modernizada), à escala natural, para as colunas da fachada da basílica do Palácio de Mafra ao nível da galilé. Escultura em madeira de carvalho e pintado. A parte superior tem forma quadrílatero facetado com arestas curvilíneas e vértices truncados. Cada vértice é pontuado por enrolamentos em forma de caracol com uma folha de laço sobrepostas e ligadas entre si por festões de flores. Nos enrolamentos a superficie está decorada com óvulos, flores e contas. Ao centro, uma açucena, um dos atributos de Santo António a que a basílica se encontra dedicada. O capitel assenta sobre um fuste cilíndrico (posterior).
Origem/Historial: Modelo à escala natural, segundo desenho de João Frederico Ludovice, diretor da Real Obra de Mafra, realizado por entalhadores no contexto de obra para, depois de aprovado, ser entregue aos canteiros para a sua transferência para pedra.
Incorporação: Fundo antigo
Centro de Fabrico: Mafra
Bibliografia
GORJÃO, Sérgio; PEREIRA, Paulo; Et alli. DO TRATADO À OBRA - GÉNESE DA ARTE E DA ARQUITETURA NO PALÁCIO DE MAFRA. Mafra: DGPC/PNM, 2017
Exposições
DO TRATADO À OBRA - GÉNESE DA ARTE E DA ARQUITETURA NO PALÁCIO DE MAFRA