Biombo
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3551
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1850/1900
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 155 x Larg. 149 x Prof. 3
-
Descrição: Biombo de três folhas irregulares: a do centro, mais alta e mais larga, tem o remate superior arqueado, alteado ao centro e rebatido aos lados; as laterais, mais baixas e mais estreitas, têm remate superior curvilíneo, desenhando meia voluta.
A frente é toda trabalhada em couro moldado, gravado e pintado, com policromia rica. Sobre um fundo verde seco, abrem-se três grandes reservas gizadas por folhagem dourada - à imagem de madeira entalhada e dourada - com o fundo na cor natural do couro, cor de mel. No interior de cada reserva, temática vegetalista relevada, em ponto grande: na folha da esquerda grandes ramadas com borboleta; na central, grandes flores, ramagens com folhas e bagas vermelhas, sobre as quais voa um pássaro vermelho e azul; na da direita, ramadas com flores abertas – papoilas?
As folhas são rematadas, lateral e superiormente, por pregaria de metal amarelo em forma de roseta. Unem-se entre si por bandas de cabedal entrecruzado.
O verso é em tela grossa, cor de estopa, fixo com pregaria miúda, espaçada, de calote esférica.
Assenta no chão com base rectilinea.
-
-
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- Pereira, Franklin, Na Senda do Passado: o couro lavrado no mobiliário português do período barroco (séculos XVII e XVIII), IPM, 1997