São João Evangelista
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 941
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (Gravador)
-
Datação: Século 16
-
Suporte: Papel
-
-
Dimensões (cm): Alt. 12 x Larg. 9
-
Descrição: Gravura de pequeno formato, figurando São João Evangelista.
Faz parte de um conjunto de quatro estampas de idêntica dimensão, onde estão representados os quatro evangelistas: São João, na gravura em apreço, S. Lucas (inv. 940), S. Marcos (inv. 939) e S. Mateus (inv. 938), enquanto se ocupam da tarefa de escrever os textos sagrados que lhes são atribuídos.
Embora se desconheça a autoria, é uma obra claramente filiada na escola de grandes gravadores do norte da Europa, em particular de Albrecht Dürer, sendo estrutural e tecnicamente próxima da “Melancolia”.
Também o preenchimento de quase toda a superfície da gravura por traços paralelos que acentuam a sua densidade, preenchendo espaços que, definidos por um desenho que embora virtuoso seria demasiado linear, em particular nos pregueados das vestes, é característico dos gravadores do norte.
São João é enquadrado por elementos arquitetónicos de gosto clássico, onde se dispõem uma janela aberta e uma lareira, sugerindo um "scriptorium".
O uso desses elementos arquitetónicos acentua a noção de perspetiva e de profundidade de campo, ampliando o espaço narrativo.
Representado através de formas amplas, vigorosas e desproporcionadas, sentado num escabelo almofadado, e voltado à esquerda ¾, São João apresenta um rosto miúdo, inclinado, e emoldurado por uma farta cabeleira ondulante, com uma expressão concentrada sobre o volume que equilibra na perna direita em que escreve, com uma pena, atestando a sua condição de evangelista e teólogo. As vestes, túnica e manto, exageradamente volumosas e pregueadas, deixam visíveis os pés descalços, longos e esguios.
À direita, nas costas do evangelista, figura de perfil uma imponente águia, seu atributo na representação do Tetramorfo, como símbolo da elevada espiritualidade dos seus textos.
Em segundo plano, à esquerda, a confrontar com a janela aberta, com as portadas de madeira, colocada na parede do fundo, uma mesa coberta com uma toalha franjada, sobre a qual se dispõem um livro sobre uma estante e dois tinteiros.
São João Evangelista, a quem Jesus chamava “o discípulo amado”, é celebrado a 27 de Dezembro, entre o Natal e o Ano Novo.
-
-
-
Incorporação: É possível que este exemplar tenha sido adquirido pelo Grupo de Amigos do Museu de Lamego. Existem vários recibos, datados entre 1928-1940, referentes à compra de gravuras de diversos autores, assuntos e formatos, que foram oferecidas ao museu.
-