"Guerras do Alecrim e Manjerona"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 253949
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (-)
-
Datação: 2001
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Impressão Offset
-
Dimensões (cm): Alt. 23 x Larg. 15,8
-
Descrição: Programa da ópera jocoséria “Guerras do Alecrim e Manjerona” levada à cena no Teatro da Trindade em 2001, numa produção de Arsenal d'Arte e Capela Real.
O programa é constituído por 16 páginas. A ilustração da frente e verso é a mesma imagem, que fica dobrada. A imagem é caracterizada por esboço com aguadas inspirado em azulejos azuis e brancos do século XVIII. A frente tem o título a amarelo e a preto, a referência à companhia. O verso não tem informação escrita.
O interior contém vários textos, da autoria de Carlos Fragateiro, Paulo Matos e Stephen Bull, bem como notas biográficas de António José da Silva (o Judeu), António Teixeira, Stephen Bull, Paulo Matos, Orquestra da Capela Real, Luís Rodrigues, Rui Taveira, Mário Alves, Helena Alves, Maria Repas Gonçalves, Luísa Barriga, Ana Paula Almeida, Sónia Alcobaça, Tiago Baptista, Catarina Amaro, Ildeberto Gama, Delphim Miranda e Celestino Verdade.
Ficha técnica e artística:
Texto de António José da Silva (o Judeu) e música de António Teixeira.Direcção musical e partituras de Stephen Bull, encenação de Paulo Matos. Orquestra Capela Real. Desenho de marionetas de Ildeberto Gama. Direcção de marionetas de Delphim Miranda. Direcção plástica Catarina Amaro, desenho de luz de Celestino Verdades. Direcção de cena Elsa Valentim e Vitor Emanuel. Desenho de som de Paulo Trindade. Mestre de dança Vicente Trindade.
Actores/cantores:
Semicúpio: Luís Rodrigues
D. Fuas: Rui Taveira
Gilvaz: Mário Alves
Fagundes: Helena Afonso
Sevadilha: Maria Repas Gonçalves
Cloris: Luísa Barriga / Sónia Alcobaça
Nise: Ana Paula Almeida
Lancerote: Tiago Baptista
Tibúrcio: Paulo Matos
-
-
Origem/Historial:
-
Incorporação: Centro de Estudos de Teatro
-