Vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 38003
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1970
-
-
Técnica: Tafetá; lavrado.
-
Dimensões (cm): Comp. Mangas: 62 x Alt. 140 x Larg. Ombros: 39
-
Descrição: Vestido comprido com corpo de tafetá (irregular) de algodão cor de tijolo e saia de tafetá de algodão castanho lavrado com fios de algodão em tons de vermelho, cor de tijolo e laranja, formando decoração geométrica e floral estilizada. Decote redondo com gola de bicos arredondados e pequena abertura na frente com tiras do mesmo tecido para dar laçada. Frente com encaixe formando bico. Peito com pinças e pregas. Manga comprida, franzida no ombro e com aplicação de punho alto. Cortado na cintura. Saia comprida de linha evasée. Cintura com aplicação de cinto largo, arredondado na frente, unido com tira e fivela circular de metal pobre dourado, formando decoração vegetalista estilizada. Aperta nas costas, no decote, com colchete e com fecho de correr de plástico cor de tijolo e nos punhos com dois botões circulares de metal pobre dourado com decoração vazada e aplicação interior de superfície espelhada.
Etiquetas: "This Garment may be dry cleaned / or hand washed with care"; "Dolly Rockers: Designed by Sambo / Made in England".
-
-
Origem/Historial: Pertenceu a Maria Teresa Fernandes de Almeida (n. 17/10/1940 - m. 26/6/2009). Era professora universitária em Coimbra no Instituto Botânico da Universidade de Coimbra.
-
Incorporação: Maria Fernanda de Melo Henriques de Almeida
-