Descrição: Par de luvas infantis de meio cano, confeccionado em pelica branca. A face superior correspondente às costas da mão apresenta-se decorada por três elementos lineares costurados a fio de linha cor de pérola, que se desenvolvem radialmente a partir do pulso até à base dos dedos; na zona interna do pulso e antebraço, insere-se uma abertura vertical, abotoada através de duas casas e igual número de botões de massa sintética, como imitação de marfim.
No interior do cano correspondente à mão direita, encontram-se dois carimbos a azul, com escassa legibilidade mas de que se identifica: junto do punho, "5 1/2"(a medida numérica cinco e meio), inscrito num rectângulo, e um pouco mais no interior, uma referência numérica de "18208" (?) que parece que se repete, observando-se outras marcas totalmente indecifráveis nesta face. O outro exemplar ostenta uma inscrição que se pode interpretar como manuscrita e em cor azulada, apontando-se a referência "31" (?).
Embora os espécimens em estudo fossem considerados como constituindo um par, levantam-se algumas dúvidas dado que embora formalmente sejam iguais, a peça correspondente à mão direita é sensivelmente maior do que a da esquerda.
Glossário|
Pelica| Pele fina, curtida e preparada para luvas.
Origem/Historial: Posteriormente ao falecimento da Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiã, o seu marido, o Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz fez doação ao Museu dos Biscainhos, de um importante núcleo de Traje Civil português, que pertencera à família da sua esposa, de que as luvas em análise fazem parte integrante.
Incorporação: Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz| Colecção Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam, da Casa da Ponte, Arcos de Valdevez.