Descrição: Colcha rectangular em tecido cru de linho de cor bege.
A face superior é bordada a cheio, a "ponto de Castelo Branco" com fio de seda de cor verde, amarela, rosa e azul.
Ao centro surge uma fina ramificação, ou "árvore da vida", no centro do qual está bordado um pássaro, com a cabeça virada para trás. Todo este motivo é contornado por uma espécie de elipse de tom azul e amarelo.
A restante área é preenchida por grandes flores, tipo girassóis, unidas entre si por finas ramificações.
A colcha apresenta um pequeno, mas grosso, franjado a fio de seda de cor amarela.
Origem/Historial: Em 1947 Jorge Dias é convidado para coordenar o sector de Etnografia do Centro de Estudos de Etnologia Peninsular (CEEP), chamando de imediato um conjunto de investigadores da sua confiança para com ele trabalhar nesse Centro - Margot Dias, Fernando Galhano, Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira. Estes investigadores estariam também na origem e desenvolvimento, alguns anos mais tarde, do projecto do Museu de Etnologia.
Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) foi integrado formalmente em 1953 nos quadros do CEEP. Em 1965, Ernesto Veiga de Oliveira é nomeado subdirector do Museu de Etnologia do Ultramar, assim como do Centro de Estudos de Antropologia Cultural. Com a morte de Jorge Dias (1973), assume a direcção desses dois organismos até à sua aposentação em 1980.
Bibliografia
BRITO, Joaquim Pais de, e outros (coords.) (*) - O Voo do Arado. Lisboa: MC/IPM/MNE, 1996
MAGALHÃES, Manuel Maria Calvet de - Artesanato de Portugal - I. Rendas e Bordados Tradicionais. Estoril: Junta de Turismo da Costa do Sol, 1959
MAGALHÃES, Manuel Maria Calvet de - Bordados e rendas de Portugal. Lisboa: Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1956
CARDOSO, Maria Amélia de Mesquita – Bordados e rendas, Industrias afins, Tese para o Exame de Estado dos Primeiro e Quarto Grupos do E.T.P. Lisboa, 1937
FREITAS, Rogério (coord.) - Colchas de Castelo Branco (século XVII e XVIII) do Museu Francisco Tavares Proença Jùnior. [Lisboa]: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, [1986].
Dias, José Lopes - Apontamentos sobre as "colchas de noivado" de Castelo Branco na história e artesanato actual. Castelo Branco: Estudos de Castelo Branco, 1965.
MOURA, Maria Clementina Carneiro - As Colchas de Castelo Branco e o "bordado". Lisboa: Mocidade Portuguesa Feminina, 1966.
MENDONÇA, Maria José de - Alguns tipos de colchas indo-portuguesas na colecção do Museu de Arte Antiga. Lisboa: [s.n.], 1951.
ORMONDE, Helena et alli - Colchas de Castelo Branco: percursos por terra e por mar. Zebreira: ADRACES - Associação de Desenvolvimento da raia centro-sul; Lamego: Imc/Museu Francisco Tavares proença Júnior; Castelo Branco: Câmara Municipal: Instituto Politécnico, 2008.