Retrato de Nuno Álvares Pereira

  • Museu: Museu de Lamego
  • Nº de Inventário: 920
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Gravura
  • Autor: Picart, Bernard (Paris, 1673-Amesterdão,1733) (Gravador)
  • Datação: 1722
  • Suporte: Papel
  • Técnica: Gravura
  • Dimensões (cm): Alt. 33 x Larg. 22,4
  • Descrição: Retrato de Nuno Ávares Pereira, hoje São Nuno de Santa Maria (Cernache do Bonjardim ou Flor da Rosa, 24 de junho de 1360 - Lisboa, 1 de novembro de 1431), nobre guerreiro português que desempenhou um papel determinante na crise de 1383-1385. Após a morte da mulher, Dona Leonor de Alvim, tomou o hábito de carmelita Donato, em 1423, no convento do Carmo, que mandara construir em cumprimento de um voto, e aí permaneceu até à morte, ocorrida com 71 anos, rodeado pelos reis e os infantes. Viria a ser canonizado pelo papa Bento XVI, em 26 de abril de 2009. Nun'Álvares é retratado na vertente de religioso, na sua cela. É representado com capa curta sobre túnica, com os braços cruzados, empunhando um bordão tosco de madeira, na mão esquerda, e um pequeno missal entreaberto, em leitura interrompida, na direita. Voltado 3/4 à esquerda, figura de acordo com as descrições dos cronistas carmelitas, que referiam possuir um rosto comprido e branco, o nariz afilado, os olhos pequenos e vivos, sobrancelhas arqueadas, rugas na testa, boca pequena, cabelo e barba ruivos, sendo esta pouco densa e caída (AZEVEDO, 200). À esquerda, sobre uma mesa coberta, um crucifixo assente sobre um crânio e uma pintura na parede, onde figura a Virgem do Carmo, com o Menino, segurando escapulários, em alusão a uma das devoções favoritas do Condestável, a par da devoção ao Rosário.
  • Origem/Historial: A gravura representando D. Nuno Álvares Pereira, figurando carmelita donato, pertenceu a uma série de gravuras em cobre encomendadas ao célebre gravador francês, estabelecido em Amesterdão, Bernard Picart (1673-1733), para ilustrar a obra do académico António Rodrigues da Costa " De vita, & rebus gestis Nonni Alvaresij Pyeriae Lusitaniae Comitis Stabilis libri duo", publicada em 1723. Para além deste, Picart executou um segundo retrato de Nun´Alvares cavaleiro, possivelmente seguindo o modelo do retrato do Santo Condestável do italiano Domenico Duprà (1689-177), pintor régio na corte de D. João V. Para além da questão da autoria, visto tratar-se de retratos executados por um gravador de exceção, acresce o facto de as estampas encomendadas na Holanda constituirem as ilustrações dos primeiros livros saídos dos prelos da Academia Real de História Portuguesa, fundada pelo «Magnânimo», em 1720, numa altura em que as artes gráficas davam os primeiros passos em Portugal (CARVALHO, 1977:XVI). A chegada destas estampas a Lisboa, onde para além dos retratos do Condestável vinham também outras gravuras enviadas pelo antiquário holandês Gérard van Loon, foi um acontecimento, «hindo huã fragata a bordo do navio». (CARVALHO, 1977: XVI) Bernard Picart nasceu em Paris, no dia 11 de junho de 1673 e viria a falecer em 1733, em Amesterdão. Recebeu a sua educação artística do pai, o gravador Etienne Picart, e de Charles le Brun e Jouvenet, na Academia Real de França. Em 1711, muda-se para Amesterdão, o maior centro de impressão e publicação, onde se converte ao calvinismo. Com uma obra gráfica extensíssima (o Teylers Museum, em Haarlem, na Holanda, possui c. 1500 registos relativos a este autor, entre os quais um exemplar do retrato de Nuno Álvares Pereira em apreço, e os retratos de D. João V e de João Gomes da Silva, conde de Tarouca, datado de 1725), Bernard Picart destacou-se no retrato, desenho ornamental e assuntos mitológicos e religiosos, quer a partir de obras de velhos mestres, quer de trabalhos originais. Como ilustrador, desenhou e gravou para numerosos livros, sendo os dez volumes que compreendem "Cérémonies et coutumes religieuses de touts les peuples du monde" (1723-1743), a sua obra mais conhecida e também a mais importante. Realizou ainda gravuras de grande formato para conjuntos como "Les Impostures Innocentes" (setenta e oito gravuras a partir de mestres antigos) e para o "Templo das Musas".
  • Incorporação: É possível que a gravura possa ter sido adquirida, por 30$00, conforme inscrição no reverso, na década de 1930, pelo antigo Grupo de Amigos Pró Museu, que foi durante esse período responsável pela compra de diversos objetos, entre os quais numerosas gravuras.
  • Centro de Fabrico: Holanda

Bibliografia

  • ARAÚJO, Maria Augusta, "Gravadores estrangeiros na corte de D. João V", III Congresso Internacional da APHA [em linha: https://pt.scribd.com/doc/235282619/Gravadores-Estrangeiros-Na-Corte-de-D-Joao-v-IMPRESSO]
  • Greg & Connie Peters, "Bernard Picart. Achelous in the Shape of a Bull, is Vanquished by Hercules", In «Art of the Print» [Em linha http://www.artoftheprint.com/artistpages/picart_bernard_thedeluge.htm]
  • AZEVEDO, D. Carlos, "Iconografia de São Nuno de Santa Maria", 2009 [Em linha: http://pt.scribd.com/doc/37266173/Iconografia-de-Sao-Nuno-de-Santa-Maria]
  • «Nuno Álvares Pereira» In Wikipédia [em linha: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_%C3%81lvares_Pereira]
  • CARVALHO, Armindo Ayres de (1977) - Catálogo da Colecção de Desenhos da Biblioteca Nacional de Lisboa: Biblioteca Nacional.
  • «Portret Nunez Pereira» [em linha: http://www.teylersmuseum.nl/en/collection/drawings/kg-11364-portret-nunez-pereira-als-geestelijke-picart-bernard-1673-1733-graveur].
  • CARVALHO, Armindo Ayres de (1960) - D. João V e a arte do seu tempo: as memórias d'El-Rei D. João V pelo naturalista Merveilleux, traduzidas, anotadas e comentadas. Mafra: Mafra Agrícola.
  • COSTA, António Rodrigues (1723) - «De vita, & rebus gestis Nonni Alvaresij Pyreriae Lusitaniae Comitis Stabilis libri duo». Olyssipano: apud Paschalemo Sylva Typg. Re.
  • SOUSA, Alberto e SALGUEIRO, Mário (org.) (s/data) - Iconografia Portuguêsa. Nun´Alvares. Subsidios para a Iconografia do Grande Condestavel. Lisboa: Edição dos autores

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