Jugo
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: AR.660
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Transportes
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Autor:
Autor desconhecido
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Datação: Século 19/20
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Dimensões (cm): Alt. 61,5 x Larg. 97,5 x Esp. 4,5
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Descrição: Jugo de tábua de madeira, com formato geral trapezoidal.
O rebordo superior é ondulado e elevado a meio em ângulo muito aberto. Os rebordos laterais são curvos e alargam no sentido inferior. O rebordo inferior tem duas largas reentrâncias semi-circulares- as golas- com umas pontas inferiores. As pontas são elementos separados fixos à tábua. As pontas interiores são de dimensão inferior às exteriores. Entre estas, o rebordo inferior, apresentando um elemento separado fixo à tábua, é irregular.
Nas duas faces é visível uma janela rectangular de vasados com três linhas horizontais sobrepostas. A linha superior da janela de vasados é preenchida por videiras com uvas, a linha do meio por semi-círculos ligados na junção, e a linha inferior por arcos.
Na face da frente, uma linha de goivados contorna os rebordos superior e laterais. Esta face tem como motivo central uma cruz entalhada e ladeada por ramos, por cima da incrição “1924”. As linhas horizontais da janela de vasados estão separadas por estreitos frisos horizontais de triângulos.
Por baixo da janela de vasados, duas correias de couro entram na tábua por quatro orifícios. Na face de trás, pequenos pregos fixam na tábua as extremidades das correias que entram pela face da frente.
Na face de trás, uma linha de goivados contorna os rebordos superior e laterais.
Na aresta superior, vêm-se alguns vestígios de penachos de crina, pretos nos lados e castanhos no centro.
Ambas as arestas laterais são reforçadas por chapas metálicas de mesma dimênsão. As chapas apresentam vestígios de tinta branca.
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Origem/Historial: A colecção de jugos portugueses do Museu Nacional de Etnologia (MNE) faz parte de um conjunto mais vasto de recolhas que resultaram de um percurso de pesquisa sobre as técnicas e tecnologias tradicionais em Portugal. Este programa foi iniciado no terreno em 1947, pelo Centro de Estudos de Etnologia Peninsular, constituído por Ernesto Veiga de Oliveira (1910- 1990), Fernando Galhano (1904-1995) e Benjamim Pereira (1928), e sob a direcção de Jorge Dias (1907-1973). Este programa de investigação, que durou trinta anos, levou ao levantamento e o conhecimento sistemático da realidade rural de norte a sul do país. As campanhas de recolha dos objectos iniciaram-se após a criação da Missão Organizadora do então Museu de Etnologia do Ultramar (MEU) em 1962 e intensificaram-se com a sua criação formal em 1965.
O estudo dos Sistemas de atrelagem dos bois em Portugal, escrito por Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira, e publicado em 1973, resultou daquele percurso de pesquisa e recolha. Neste estudo foram distinguidos pela primeira vez os dois tipos morfológicos de jugos em Portugal: o jugo de trave e o jugo de tábua.
A colecção compoe-se de 59 jugos de tábua exclusivamente provenientes do Noroeste de Portugal e de 41 jugos de trave oriundos de outras partes do País. A maior parte da colecção de jugos foi adquirida entre 1962 e 1968, com vista a apresentar um conjunto destes na “Exposição de Alfaia Agrícola Tradicional Portuguesa” organizada pelo MEU em Julho 1968, por ocasião da 4° conferência de “Ethnologia Europeae”. Os outros jugos foram adquiridos entre 1969 e 1973, e ainda entre 1977 e 1987, com vista ao enriquecimento do conjunto inicial.
Tipologias deste jugo:
Variante do Minho
Sistema de atrelagem jugular e cornal
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Bibliografia
- BRITO, Joaquim Pais de, e outros (coords.) - O Voo do Arado. Lisboa: MC/IPM/MNE, 1996
- GALHANO, Fernando - Desenho Etnográfico de Fernando Galhano I - Portugal. Lisboa: IICT/INIC/CEE, 1985
- GALHANO, Fernando (*) - Objectos e alfaias decoradas no Museu de Etnologia do Ultramar. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1968
- OLIVEIRA, Ernesto Veiga de(*); Galhano, Fernando; Pereira, Benjamim - Sistemas de Atrelagem dos Bois em Portugal. Lisboa: Instituto de Alta Cultura/Centro de Estudos de Etnologia, 1973