Amor e Psiché
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 43259
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: 1888
-
-
-
-
Descrição: Estátua representando Amor e Psyché.
Cupido desnudo e descalço de cabelo encaracolado, apresenta-se de asas abertas, debruçado sobre Psyché, envolvendo-lhe a longa cabeleira com o braço direito e acariciando-lhe a face com a mão. Com o braço e mão esquerdos envolve-a, cobrindo-lhe parte dos seios. Com a perna direita alongada apoia-se nos dedos do pé. A perna esquerda está flectida, apoiando-se com o joelho e dedos do pé, do mesmo lado, contra o rochedo.
Psyché figura deitada com as pernas flectidas, estando a esquerda cruzada sobre a direita.
Cobre-se na zona do ventre e membros inferiores, com parte do amplo panejamento. De braços erguidos e arqueados toca a cabeça de Cupido.
Psyché e Cupido apresentam-se com os rostos próximos, de lábios fechados, olhando-se.
O grupo escultórico assenta -se sobre plataforma oval, cuja superfície se assemelha a um rochedo, coberto, em parte, pelo panejamento.
Na parte frontal da plataforma, ao centro, sobre placa de metal dourado, de formato rectangular está gravada a seguinte inscrição: “ KERMESSE Maio 1888/ / FRANCO”.
-
-
Origem/Historial: A peça é uma replica da obra “Cupido e Psyché” de António Canova, cujo original de encontra no Louvre. Segundo o inventário, esta escultura foi oferecida para a Quermesse de Maio de 1888, pelo marquês de Franco e Almodovar.
-
Incorporação: Casa Real
-