Lustre
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5785
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Luminárias
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Vidro modelado e lapidado
Metal amarelo modelado e gravado.
-
Dimensões (cm): Alt. 140 x Diâm. 105
-
Descrição: Lustre de doze braços de luz em vidro transparente incolor.
Eixo central composto, no topo, por prumo de elementos circulares com estrangulamentos diversos e balaústre longo que progride até uma taça pequena de metal amarelo, preenchida com desenhos geométricos e vegetalistas executados com punção circular de pontos grandes e pequenos, formando faixas de larguras diversas, lisas ou picotadas, decoradas com folhas e flores estilizadas, pequenos círculos e filetes em ziguezague.
Uma sequência de elementos de secção circular, polilobados em forma de meio balaústre e esfera, progride até uma taça circular com dimensões superiores à anterior, em metal amarelo, preenchida igualmente com desenhos geométricos e vegetalistas executados com punção circular mais ou menos acentuada, formando faixas de larguras diversas, lisas ou picotadas, decoradas com folhas e flores estilizadas, pequenos círculos, arcos ogivais simples e lobulados.
De um disco metálico, encaixado no interior taça partem radialmente os doze braços de luz moldados em curva e contra curva, com secção circular de vidro lapidado com caneluras alternadas lisas e em escama, que terminam com bobéches em forma de taça côva, com caneluras paralelas na diagonal e bordo liso. Entre o disco central e a zona lateral de ligação dos bobéches com as respectivas arandelas estão suspensas radialmente vinte e quatro cadeias de pequenas contas de vidro que são interseptadas por correntes concêntricas de elementos facetados, lapidados em forma de amêndoas e pingentes poligonais suspensos.
A extremidade inferior do prumo vertical, abaixo da taça metálica, é finalizada por um balaústre invertido, prato com pingentes e elemento semi-esférico suspenso.
-
-
Origem/Historial: No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1039”; “Descrição” - “Um lustre de cristal incompleto";”Valor” –“5.000$00”; "Observações" - "Comprado a M. Guimarães Lda.(Anuário Comercial)".
-
Incorporação: "Comprado a M. Guimarães Lda.(Anuário Comercial)"- ver Origem/Historial.
-