Primerose
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 250207
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA
-
Datação: 1912
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Impressão
-
Dimensões (cm): Alt. 19.5 x Larg. 15
-
Descrição: Programa das peças "Primerose" levada à cena no Teatro República na época de 1911-1912.
"Primerose, peça em 3 actos de Robert de Lers e Caillavet com tradução de Melo Barreto. Interpretações de Eduardo Brasão, Alexandre Azevedo, Ferreira da Silva, António Sarmento, Rafael Marques, Teodoro Santos, João Gil, Tomás Vieira, Pinto Costa, Francisco Senna, Manuel Pina, António MAssas, Leonor Faria, Emília de Oliveira, Aura Abranches, Juliana Santos, Ana Espinosa, emilia Sarmento, Alexandrina Quadrio, Julia de Assunção, Georgina Vieira e Francisco Costa. A peça contou com cenário de Augusto de Pina. A direcção artística esteve a cargo de Eduardo Brasão.
Capa com o fundo creme com desenho de figura feminina num camarote de teatro. Identificação do Teatro e da época. No interior publicidade, ficha artística, fotografia da actriz Jesuina Saraiva e texto com elogios ao seu desempenho como actriz.
-
-
Origem/Historial: O ECCO ARTISTICO
A peça estreou no dia 9 de Março de 1912. (Estreou pela primeira vez primeira em França no 9 Outubro de 1911)
Na comedie Française obteve um grande sucesso, fazendo o giro pelos melhores teatros de Europa.
Litterariamente bem trabalhada, com uma linguagem bastante cuidada. É completa sob o ponto de vista teatral. Ironia que constitue o principal encanto da peça.
A traducção de Mello Barreto é perfeita.
O papel de Brazão como Cardenal de Merance é pequeno mas importante pelas situações em que figura. Modulação da voz e comedido dos gestos.
Primerose, lucta entre o amor e o seu dever. Papel feito pela atriz Leonor de Faria, primer personagem importante de que se incumbiu. O seu trabalho foi uma revelação.
Alaba o minusculo papel de Aura Abranches, demostrando que não são os grandes papeis aqueles em que unicamente se pode manifestar talento.
Interrumpe para dar lugar ao beneficio de Chaby Pinheiro. Uma nova interrupção terá no començo do mes de Abril para as tres representações da atriz espanhola Rosario Pino.
30 Abril 1912
Fim de época, pois a companhia anda em digressão pelas provicias, de onde parece sé regresará no fim de primera quinzena de maio. A epoca terminarºa um mes depois.
30 Outubro 1912
Em 6 de Novembro, inaugura-se a epoca de inverno com a companhia portuguesa, fazendo-se reprise da "Primerose".
10 Novembro 1912
Na peça "Primerose" houve varias modificações na distribuição, devidas á saidas de alguns artistas da companhia de este teatro.
20 Novembro 1912
Protagonista (Leonor Faria) sustituida por doença pela atriz Judith Mello. Também Aura Abranches foi subsituida por Jesuina Saraiva. Com as novas atrices a peça perdeu bastante. A sustitução do Alexandre de Azevedo por Carlos de Oliveira no papel de Pedro Lancrey, tamben se fez sentir.
No Vol. 35 da Revista Occidente (p. 61) resumen do argumento da peça.
-
Incorporação: Carlos Porto
-
Bibliografia
- "Ecco Artistico. Revista de theatros e musical".
- Revista Occidente