Vila Amélia

  • Museu: Palácio Nacional da Ajuda
  • Nº de Inventário: 4704
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Casanova, Enrique
  • Datação: 1891
  • Suporte: Tela
  • Dimensões (cm): Alt. 22 x Larg. 29
  • Descrição: A Aguarela represente a Vila Amélia, na Praia da Granja, provavelmente pertença dos condes de Burnay. No primeiro plano, vêem-se caniços, arbustos , erva verde rasteira e dois pinheiros à direita. No segundo plano, à direita, surge o chalé, com telhado articulado, de duas águas íngremes e águas-furtadas. Para baixo, desenvolve-se em dois pisos, com janelas e varandas e uma escada que sobe de encontro ao corpo mais pequeno do edifício. No corpo maior, está arvorado o pavilhão vermelho, sinal da presença de membros da família real no local. Do lado esquerdo, ergue-se uma capela. O fundo é preenchido por uma vasta linha de arvoredo. Tudo sob um céu muito nublado.
  • Origem/Historial: Este chalé, denominado Vila Amélia, deve tratar-se do que pertencia ao conde de Burnay. É aliás igual à gravura contida na p.5 do n.º 21, de 23-8-1896, da revista Branco e Negro, num artigo de Ramalho Ortigão, que escreve sobre alguns aspectos da Praia da Granja. Na aguarela, o facto de o edifício ostentar o pavilhão vermelho só pode significar que aquele titular o cedera por empréstimo (ou por arrendamento) à família real ou, mais propriamente neste caso, a D.ª Maria Pia. A datação da peça (Setembro de 1891) condiz, por outro lado, com a informação prestada por Maria do Carmo Rebello de Andrade, no seu livro "Maria Pia de Sabóia, Rainha de Portugal. Fotobiografia" (ver bibliografia), na p. 40: "No verão de 1891, [D. Maria Pia], cujas férias ainda são passadas na Granja, comenta com D. Amélia que tem esperanças que essa estadia, de um mês e meio, a restabeleça inteiramente." Também não surpreende que tenha sido Casanova o autor da obra, já que era um habitual acompanhante da família real nas suas viagens. A peça esteve na 3ª Sala anexa à Casa-Forte, sendo mais tarde transferida para o Corredor D. Luís, onde se mantém. Apresenta características muito semelhantes ás aguarelas inv. 4706 e 4707.
  • Incorporação: Pertencia às colecções reais.

Bibliografia

  • ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Maria Pia de Saboia, Rainha de Portugal - Fotobiografia, Instituto dos Museus e da Conservação, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa 2011
  • Branco e Negro, n.º 21, Lisboa, 23 de Agosto de 1896, 1º Ano

Exposições

  • Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.

    • Galeria de D. Luís I
    • 15/12/2016 a 30/5/2017
    • Exposição Física

Multimédia

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