Imperador Francisco José da Áustria, em idade avançada (1830-1916)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 62771
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1905
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 26,3 x Larg. 18,7
-
Descrição: Retrato / estúdio / busto / frente / Imperador Francisco José (1830-1916) / farda / insígnias, Tosão de Ouro.
Francisco José nasceu a 18 de Agosto de 1830 no Palácio de Schönbrunn em Viena. Foi o filho primogénito do arquiduque Francisco Carlos da Áustria e de Sofia da Baviera. Teve três irmãos mais novos: Fernando Maximiliano, malogrado Imperador do México, Carlos Luís, pai de Francisco Fernando, cujo assassinato em Sarajevo precipitaria a 1ª Guerra Mundial, e Luís Vítor. Teve também uma irmã, Maria Ana que morreu aos quatro anos.
Francisco José foi educado para ser o sucessor do imperador Fernando I, seu tio. Aos 13 anos ingressa no exército como coronel, e durante toda a sua vida, de grande sobriedade, utilizaria a farda de oficial como indumentária de todos os dias. Após a abdicação do seu tio o Imperador Fernando e a renúncia do seu pai, torna-se imperador em 1848, com apenas 18 anos, numa conjuntura política difícil marcada pelos movimentos revolucionários da Hungria e pelo processo de unificação italiana.
Em 24 de abril de 1854, com 24 anos, Francisco José casou-se com sua prima direita, a duquesa Elisabeth da Baviera (conhecida na família por Sissi), de 16 anos, filha da sua tia Ludovica Guilhermina e do duque Maximiliano José da Baviera. O casal teve quatro filhos: Sofia, que morreu com dois anos, Giselle, Rudolfo (que cometeria suicídio aos 31 anos junto com a sua amante, em Mayerling) e Marie Valérie.
Em 1867 foi coroado Rei da Hungria em Budapeste, juntamente com a sua mulher Elizabete, reconhecendo um regime dualista, em que a Áustria e a Hungria estavam em pé de igualdade.
Francisco José morreu em Viena a 21 de Novembro de 1916, no Palácio de Schönbrunn, após 68 anos de reinado, dois anos antes do fim do Império Austro-Hungaro na sequência da 1ª guerra mundial. O último imperador, o jovemCarlos I, neto do seu irmão Carlos Luís, viria a morrer na Madeira onde se exilara com a mulher, Imperatriz Zita e os seus oito filhos. Francisco José sobreviveu 20 anos à morte de sua mulher Elizabeth (Sissi) assassinada em Genève por um anarquista. Estão ambos enterrados na Cripta Imperial dos Capuchinhos em Viena.
-
-
-
Incorporação: Casa Real.
-
Centro de Fabrico: Áustria (?)
Bibliografia
- LOUDA, Jiri, MACLAGAN, Michael, HARMIGNIES, Roger, "Les Dynasties D'Europe", Editora Bordas, Paris, 1984