Arquiduque Rudolfo, príncipe herdeiro da Áustria e Hungria (1858-1889)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 62774
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 26,3 x Larg. 18,8
-
Descrição: Retrato / estúdio / corpo inteiro / frente / Príncipe Rodolfo (1858-1889) / farda e condecorações / espada / barretina sobre mesa ao lado cadeira madeira entalhada.
O Arquiduque Rudolfo, príncipe herdeiro da Áustria, nasceu no dia 21 de agosto no castelo de Laxenburg, perto de Viena. Era filho do imperador Francisco José e da imperatriz Isabel da Áustria (Sissi).Rudolfo foi educado com a sua irmã mais velha,Gisela, pela sua avó paterna, a arquiduquesa Sofia da Baviera. As ciências naturais, interessaram-no desde muito cedo, tendo começado muito jovem uma colecção de espécies minerais. Dotado de um temperamento livre e artístico como a sua mãe, foi um simpatizante das ideias liberais e dos movimentos nacionalistas húngaros, sendo um reconhecido mulherengo, antes e depois do casamento.
Em Março de 1880 Rudolfo, vai a Bruxelas pedir a mão da Princesa Stéphanie filha mais velha do rei Leopoldo I. O casamento tem lugar em Viena, no palácio de Schönbrunn a 10 de Maio de 1881. Em Setembro de 1883, nasce a única filha, princesa Elizabeth. Nos anos que se seguem o casal, cada vez mais afastado, viaja algumas vezes junto. Na sequência de uma doença que contraíra devido ao seu estílo de vida, Rudolfo torna-se dependente de drogas. Ao voltar de uma viagem à Grécia em 1888, Stephanie encontra o marido muito debilitado. A consciência da sua rápida degradação física e emocional, terá levado à morte por suicídio do Príncipe Rudolfo em Mayerling, a 30 de janeiro de 1889, juntamentente com a sua jovem amante, a baronesa Vetsera, ambos mortos com um tiro na cabeça, em circunstâncias até hoje não completamente esclarecidas, tendo ambos deixado cartas. O principe foi declarado “mentalmente desequilibrado”, de forma a poder ter um enterro cristão, estando sepultado na Cripta Imperial dos Capuchinhos em Viena.
-
-
Origem/Historial: Príncipe herdeiro da Áustria
-
Incorporação: Casa Real.
-
Centro de Fabrico: Áustria (?)
Bibliografia
- LOUDA, Jiri, MACLAGAN, Michael, HARMIGNIES, Roger, "Les Dynasties D'Europe", Editora Bordas, Paris, 1984