Arquiduque Reinier da Áustria (1827-1913)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 62790
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Autor desconhecido (Fotógrafo)
-
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 26,3 x Larg. 18,8
-
Descrição: Retrato / estúdio / busto / perfil: Arquiduque Reinier Áustria (1827-1913) / fardado e com condecorações.
O Arquiduque Reiner da Áustria (Reiner Fernando Maria João Evangelista Franz Inácio) nasceu a 11 de Janeiro de 1827 em Milão (Reino da Lombardia-Veneza, então parte do Império Austríaco). Era filho do arquiduque Rainer da Áustria (vice – rei da Lombardia- Veneza) e da princesa Elisabete de Sabóia. Era sobrinho do Imperador Francisco II da Áustria e do Sacro Império. Passou grande parte da sua infância na Villa Reale de Monza, perto de Milão. Estudou direito na Universidade de Viena. Em 1851 ingressou no exército imperial austríaco, tendo chegado a general em 1861.
A 21 de Fevereiro de 1852 casou com a sua prima-direita, Arquiduquesa Carolina de Áustria, com quem teve um casamento feliz e sem filhos, gozando ambos de grande popularidade, aparecendo frequentemente em público e apoiando actividades caritativas. Foi político e presidente do conselho de ministros da Áustria, gozando da máxima confiança por parte do Imperador Francisco José. Interessado pela ciências e pela arte, adquiriu, entre 1881 e 1889 uma importante colecção de papiros egípcios antigos, que foram doados à Bilbioteca Imperial, tendo sido classificados em 2001 pela Unesco como Património da Humanidade.
Morreu em Viena, no Palácio de Hofburgo, a 27 de janeiro de 1913, com 86 anos. Era tio da rainha D. Maria Pia, sendo irmão da sua mãe, a Arquiduquesa Adelaide.
-
-
-
Incorporação: Casa Real.
-
Bibliografia
- LOUDA, Jiri, MACLAGAN, Michael, HARMIGNIES, Roger, "Les Dynasties D'Europe", Editora Bordas, Paris, 1984