Tégula Epigrafada
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 58 - D
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Epigrafia
-
Autor:
Pintor
-
Datação: Século 2
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 34 x Larg. 41 x Esp. 2,5 ao centro e 4,5 nos bordos.
-
Descrição: Tégula epigrafada. Corresponde sensivelmente a metade de uma tégula, partida em três fragmentos. A inscrição, em escrita capital actuária de traçado elegante e de caracteres gravados com objecto ponteagudo, sem recurso a linhas auxiliares, corresponde, pela orientação, à sua metade direita.
De salientar o prolongamento para a direita das pernas dos RR, e os NN com travessões prolongados para a esquerda. As primeiras letras são, indubitavelmente, um E na primeira linha e um N na segunda (de que resta, em cima e em baixo, parte da haste vertical esquerda). Altura das letras: l. 1 : 8 (S=10); l. 2: 7 (1.º I = 8, e 2.º S = 6,5). Espaço: 1 : 2; 2: 2,5 (0,6 no 1.º I e 1 no 1.º S); 3 : 13.
Tratar-se-ia, certamente da identificação do proprietário da villa que, pela inclusão da origo, seria estranho à região.
-
-
Origem/Historial: Encontrada por José Antunes Guiomar, numa linha de água, existente no sitío da Quinta do Prado, freguesia da Póvoa do Concelho, concelho de Trancoso. Próximo de local onde existe uma estação arqueológica coeva e com bastantes materiais de superficíe. E junto de hipotética via romana entre Pinhel e Trancoso.
Foi emprestada ao Doutor Mário Pereira dos Santos que a teve algum tempo na sua posse em Lisboa. Este com autorização do seu proprietário depositou-a no Museu da Guarda aquando da sua reabertura.
-
Incorporação: Deposito de Jose Antunes Guiomar em 18 de Junho de 1985.
-
Bibliografia
- CURADO, Fernando Patricío - Tégula Epigrafada de Póvoa do Concelho (Trancoso). Coimbra: Universidade Coimbra Instituto Arqueologia, 1988
- TEIXEIRA, Irene Avilez - Trancoso - Terra de Sonho e Maravilha. Trancoso: 1982