Lustre
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5627
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Luminárias
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Moldado e lapidado, pintado e dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 105 x Diâm. 80
-
Descrição: Lustre de 12 braços de luz em cristal incolor e policromado a verde e vermelho, pintado a branco e dourado.
Eixo central composto, no topo, por uma primeira taça de vidro verde pintada no exterior a branco e dourado, bordo recortado em meias folhas, com pingentes incolores, longilíneos, suspensos.
Uma sequência de elementos de secção circular, moldados, lapidados e pintados a branco e dourado com elementos geométricos, florais e vegetalistas - dois balaústres vermelhos, uma bolacha espessa verde ladeada por duas transparentes lapidadas em xadrês, progride até uma segunda taça circular moldada, com bordo recortado em meias folhas. Do interior da taça, a partir de um disco metálico perfurado, partem radialmente seis elementos de vidro transparente canalado, moldado com enrolamento para o exterior com um elemento em forma de campaínha de vidro verde, policromada a branco e dourado com badalo oblongo lapidado em vidro vermelho, suspenso. Abaixo desta taça, nova sequência de elementos idênticos aos anteriores, com bolacha incolor lapidada e balaústre policromado, efectuam a transição para a terçeira taça, com decoração idêntica às anteriores. No seu interior contém um disco metálico perfurado onde encaixam radialmente os doze braços de luz contracurvados em torno do prumo central - seis dispostos a um nível superior moldados com uma curvatura menos prununciada e outros seis em curva e conta curva. Nas extremidades, na base das velas, bobéches verdes recortados e policromados a branco e dourado com pingentes de vidro tranparente lapidado, suspensos.
O prumo central, abaixo da taça metálica, é finalizado por um balaústre com prato vermelho circular, invertido, bordo recortado em meias folhas, rematado ao centro por elemento esférico de vidro transparente incolor, facetado, suspenso.
Todos os braços de luz têm mangas protectoras, de vidro incolor, cilíndricas, com bordo aberto flectido para o exterior, decoradas com elementos vegetalistas e florais gravados e polidos em vidro transparente e opaco.
Faz conjunto com as peças PNS5628 e PNS5629 (dois Apliques de parede).
-
-
Origem/Historial: No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 33, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1088”; "Descrição" - “Um lustre em cristal da Boémia, com mangas gravadas, para 12 velas e duas placas condizentes, para três velas cada.”; “Valor” – “7.000$00”; “Observações” – “Da J.Costa Guerra – P. de S. Bento 27 – comprado em 1939 – Veio a 16-08-1940”.
-
-
Centro de Fabrico: Boémia