Descrição: A aguarela representa o Arco da Penha Verde, que marca a composição no primeiro plano, ao centro. Trata-se de um arco de pedra, de curvatura suave, encimado por uma cruz. Assenta os flancos, à esquerda numa parede rochosa invadida por arbustos, e à direita, num muro de pedra, que tem, no início, uma árvore alta, quase desfolhada. Defronte desta, mas do lado oposto, está traçada a lápis uma outra árvore, cujo tronco principal se cruza, no alto, com a primeira. No plano mais afastado, segue o caminho, inflectindo, ao fundo, para a direita, acompanhando um muro branco. A parte do céu que foi aguarelada é azul.
Origem/Historial: A peça esteve colocada na 3ª Sala Anexa à Casa-Forte, passando mais tarde para o Corredor D. Luís, onde se mantém.
O Palácio Nacional da Ajuda possui um álbum de desenhos da autoria de D. Maria Pia (inv. 58280), do qual consta um (inv. 58280/6) que retrata o Arco e a Quinta da Penha Verde, em Sintra. O Arco aí representado tem vastas semelhanças com esta aguarela, podendo ter-lhe servido de modelo.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
Um olhar real. Obra artístiva da Rainha D. Maria Pia. Catálogo da exposição
Exposições
Um Olhar Real. Obra Artísica da Raínha D. Maria Pia. Aguarela, Desenho e Fotografia.