Mesa de apoio
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 44416
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Desconhecido (Marceneiro / entalhador)
-
Datação: 1861/1899
-
-
Técnica: Madeira entalhada, acharoada, decorada em baixo relevo, lacada e pintada; pegas em metal dourado e cinzelado
-
Dimensões (cm): Alt. 80 x Larg. 85 x Prof. 58
-
Descrição: Mesa de apoio com dois tabuleiros sobrepostos - dois andares - ligados entre si por montantes de madeira entalhada, torneada na forma de voluta contra voluta. Superficie dos tabuleiros de forma ovalada, polilobada, com decoração japonizante. Temática zoomórfica e vegetalista, relevada - baixo relevo - e policroma: tons ocres, vermelhos castanhos, verdes e dourados. No tampo superior representam-se três aves e um peixe dentro de água: uma águia à esquerda e um pássaro à direita, sobre rochas, outro a voar, flores e bambus. No tampo inferior uma ave do género do grou (mas de pernas mais curtas) sobre uma rocha, um pássaro à esquerda voando sobre um grupo de flores; conjunto de bambús à direita; no fundo a sugestão de montanhas e barcos.
Ambos os tampos parecem folheados a madeira olho de perdiz e têm o rebordo revestido por faixa de madeira lacada de castanho, decorada com motivos geométricos dourados; os quatro montantes são lacados a castanho com poalha dourada matizada; são todos decorados com finos filetes dourados, que desenham os contornos internos e externos.
O tampo inferior tem em cada ilharga uma pega em metal dourado cinzelado. O fundo de cada tampo é pintado de preto, permitndo ver o veio da madeira.
-
-
Origem/Historial: Esta tipologia de mesa de dois andares, normalmente era usada como móvel de apoio ao chá.
Terá sido adquirida pela rainha Maria Pia, numa das viagens à Europa.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: França (?)