Descrição: Pendão quadrangular em damasco de seda verde, franjado a prata e bordado a ouro, prata e matiz. Ao centro, as armas reais portuguesas sobre cartela, tendo por tenentes duas figuras alegóricas da Fama. Estas, apresentam-se envoltas em panejamentos esvoaçantes, de prata, sendo as carnaduras e as asas de ouro e matiz. A peça é delimitada por cercadura vegetalista, com os ângulos marcados por círculos espiralados e raiados, alusivos à reverberação solar.
A franja foi aplicada em ambas as faces do pendão a cerca de 30 mm da ourela, com excepção do topo, onde foi substituída por galão de prata.
Origem/Historial: Segundo a tradição, este pendão faria parte de um conjunto de peças, entre as quais se contam as trombetas em prata, detsinadas a servir nas cerimónias de inauguração da estátua equestre de D. José I no Terreiro do paço, em Lisboa (1775).
Incorporação: Palácio das Necessidades.
Bibliografia
BESSONE, Silvana - Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Lisboa: IPM/Paribas, 1993
Catálogo da Exposição De Picadeiro a Museu/De Museu a Picadeiro. Lisboa: IPM/MNC, 1995
FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
MACEDO, Silvana Costa - Museu Nacional dos Coches - Roteiro, 2ª ed.. Lisboa: IPPC, 1989
SILVA, Maria Madalena de Cagigal e - O Museu Nacional dos Coches - O Edifício, o Museu, as Colecções, (Colecção "Albuns de Arte Portuguesa"). Lisboa: Imp. Nacional/Casa da Moeda, 1977