O Triunfo da Igreja
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 54993 (a)
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Cobre
-
-
Dimensões (cm): Alt. 69,8 x Larg. 89
-
Descrição: Óleo sobre cobre representando o Triunfo da Igreja. Apresenta um carro dourado tirado por quatro cavalos brancos montados por quatro anjos, dois tocando trombetas, outro empunhando uma coroa de louros e o quarto segurando um pálio que abriga duas chaves (de S. Pedro) passadas em aspa, uma de ouro, a outra de prata. No carro segue a Igreja, transportando a Eucaristia. Por detrás, um anjo põe-lhe a tiara. Entre o pálio e o carro, voa a pomba do Espírito Santo. Sob as rodas do carro, estão a Fúria, o Ódio e a Discórdia; de pé, seguem a Cegueira e a Ignorância. No primeiro plano, surge o Mundo, envolto pela serpente do Mal. No céu pairam dois génios, entre nuvens.
-
-
Origem/Historial: A obra esteve em depósito na Residência Oficial do Presidente do Conselho, em S. Bento, de onde regressou a 8. 10. 90. Aí foi inventariada com o n.º R. O. 588.
Trata-se certamente de uma cópia do quadro homónimo de Peter Paul Rubens (1577-1640), patente no Museu do Prado, em Espanha (Veja-se o catálogo deste Museu de 1996, pp. 340, 341).
-
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
-
Bibliografia
- "Museo del Prado. Catálogo de las pinturas", Ministerio de Educación y Cultura, Madrid, 1996