Descrição: Óleo sobre tela representando Carlos V ante uma visão do Inferno. No primeiro plano, à esquerda, vêem-se duas tendas, defronte das quais está um grupo de guerreiros que flanqueiam uma figura feminina. À direita, em frente de outra tenda, armada no sopé de uma montanha que se eleva para a direita, surgem uma figura feminina, trajando de azul e vermelho, e uma personagem masculina - talvez Carlos V -, com uma capa cor de ocre, ajoelhada, olhando em frente, para o Demónio, que surge de entre outras figuras e animais demoníacos, espalhados por grutas e pela encosta do monte. O fundo é de paisagem, com arquitecturas no último plano. Tudo sob um céu azul, nublado.
Origem/Historial: Conforme o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, a peça estava na Galeria de Quadros, tendo sido então inventariada sob a verba X''' 320.
Mais tarde foi colocada na Sala dos Últimos Quartos de El-Rei, onde se mantém.
Segundo Ayres de Carvalho (ver Bibliogr.), a obra fazia parte de um conjunto de três, representando as outras duas caçadas, uma ao leão, a outra ao urso. Estas pinturas foram salvas do incêndio de 1974, por estarem em restauro, para o Congresso da NATO.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 15, 1913-1914
CARVALHO, Ayres de - A Galeria de Pintura da Ajuda e as Galerias do século XIX. Lisboa: 1982
Multimédia
Carlos V ante uma visão do Inferno, inv. 41402.jpg
Imagem
Carlos V ante uma visão do Inferno, inv. 41402.jpg