Descrição: Pintura a óleo sobre tela representando uma cena de batalha. No primeiro plano, ao centro, um cavaleiro, de armadura, com um tricórnio com uma pluma vermelha e uma faixa da mesma cor à cintura, monta um cavalo castanho que avança a passo. À direita destacam-se dois, de entre um grupo de cavaleiros, também eles de armadura, montando respectivamente um cavalo branco e outro castanho. No segundo plano, à direita, vê-se parte de um morro, coberto de erva verde. À esquerda, mais cavalaria galopando para o centro de uma batalha, que se trava mais ao fundo, à direita de uma povoação. O último plano é preenchido por uma linha de montanhas. Tudo sob um céu carregado de fumo e de nuvens.
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento Judicial, a peça tinha uma etiqueta branca, com o n.º 139, que devia corresponder ao n.º que lhe fora atribuído nas partilhas de bens de 1889, 1897 e 1899, por morte de D. Luís. Assim sendo, figurava, à época, neste mesmo espaço (Antiga Sala do Bilhar) e fora avaliada em 36$000 réis.
Conforme o referido Arrolamento, no início da década de 1910, o quadro mantinha-se aí.
Mais tarde foi colocado na Sala dos Últimos Quartos de El-Rei, tendo depois voltado para o local original, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912