Descrição: A pintura representa D. Maria Bárbara de Bragança, a meio corpo, voltada três quartos à esquerda. Enverga um vestido castanho claro, decotado, bordado com flores e ramagens, de onde emergem as mangas rendadas de uma blusa branca. Tem, preso no ombro esquerdo por uma pregadeira de diamantes, um manto de arminhos, que lhe passa pelas costas e se enrola no braço direito. Usa cabeleira empoada, apanhada, de lado, por um gancho com sete diamantes. Segura o manto com a mão esquerda e, com a direita, sustém, junto ao decote, a miniatura de uma figura masculina - provavelmente Fernando VI, seu marido -, suspensa de um laço azul. O fundo é escuro.
Origem/Historial: Conforme o Arrolamento Judicial, no início da década de 1910, a peça estava na Galeria de Quadros, tendo sido então inventariada sob a verba X''' 723.
Mais tarde foi colocada no quarto de D. Luís, onde se mantém.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 15, 1913-1914
Itinerário Palácio Nacional da Ajuda, Isabel Silveira Godinho (Coord.); textos de Isabel Silveira Godinho, Graça Mendes Pinto, Francisco de Carvalho Louro, Lisboa, IPPC-PNA, 1988
Tesouros reais / [org.] Palácio Nacional da Ajuda ; planif. e coord. Isabel Silveira Godinho ; textos introd. João Mendes Pinto ; fot. Manuel Silveira Ramos... [et al.]. 2a ed. Lisboa : P.N.A., 1992. ISBN 972-9496-12-9.
Exposições
Palácio Nacional da Ajuda, Tesouros Reais, 1991
Exposição Física
Dix Siècles de Joillerie Française, Museu do Louvre, 1962