"Moços de Cozinha"
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 94298
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: 1954
-
Suporte: papel de fotografia
-
Técnica: positivo a preto e branco
-
Dimensões (cm): Alt. 17 x Larg. 23
-
Descrição: Fotografia de cena da revista "Como é o Tempêro?", apresentada por Eugénio Salvador no Teatro Maria Vitória em 1954.
Em cena os atores Humberto Madeira de avental aos quadrados e que olha para dentro de um tacho, tendo ao seu lado o ator Eugénio Salvador, todo vestido de branco e Emílio Correia que se encontra a cozinhar. Todos eles têm na cabeça o respectivo chapéu de cozinheiro. Encontra-se numa cozinha, onde é visível um fogão, uma mesa de apoio e prateleiras com loiça regional.
A fotografia tem um carimbo da censura.
-
-
Origem/Historial: Revista em 2 actos e 24 quadros "Como é o Tempêro?", levada à cena pela Cª Eugénio Salvador no Teatro Maria Vitória, em 1954 (estreia a 19/10/1954). Texto original de Amadeu do Vale, Eugénio Salvador e Rui Martins, música de Fernando de Carvalho, Tavares Belo e João Nobre, direcção, encenação e coreografia de Eugénio Salvador, cenografia e direcção de montagem de Rui e Hernâni Martins, a partir de maquetes destes últimos, de Pinto de Campos, Mário Alberto e Rudy, figurinos de Pinto de Campos. Com: Eugénio Salvador, a actracção argentina Elsa Marval, Teresa Gomes, Humberto Madeira e Fernanda Baptista, Emílio Correia, Nantília de Oliveira, Horácio Reinaldo, Nina Monteiro, Casimiro Chagas, Guida de Carlo, Vitor Lima, Carmen de Almeida, Óscar Acúrcio, Carmo Canas, Zita Pereira, Sara de Abreu, Antonieta, Amoretty, Ausenda Miranda.
Titulos dos Quadros
1º acto:
Ás três pancadas
Estação mais florida
Adeus meu amor
Garota das adivinhas
Balada do abominável homem da neve
Português do Brasil
Rapsódia nocturna
Comédia
O Homem e o mar
Temperos
Comes e bebes
Duelo de Morte
Moços de cozinha
Final
2º acto:
Quadro de Rua
Não te rias
Os amores de Margarida
Está tudo doido
Maria Lá Ó
A rapariga dos pregões
CanastonasAlvorada
A dar ao badalo
Final
-
Incorporação: Eugénio Salvador
-