Lustre
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5603
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Luminárias
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: Modelado, moldado e lapidado.
-
Dimensões (cm): Alt. 360 x Diâm. 240
-
Descrição: Lustre em cristal transparente incolor com noventa e sete pontos de luz, sessenta e nove instalados nas extremidades dos braços e vinte e oito no interior dos elementos decorativos em forma de túlipas. A estrutura organiza-se em torno de um prumo central formado por uma sequência de elementos em vidro com impressão recticulada, balaústres, discos com ressaltos em forma de framboesa e bacias em vidro craquelé, com dimensões e estrangulamentos d...
Ver maisiversos, de onde partem radialmente os restantes elementos agregados essenciamente em dois núcleos sobrepostos.
O núcleo inferior é constituido por quarenta e cinco braços de luz [5x(4+5)] associados em diferentes raios de distanciamento e níveis de altura, moldados em vidro canelado, em curva e contra curva, com secção circular, bobéches circulares com bordo liso e canudo com bordo recortado em forma de folha. De cada um dos braços contracurvados pende uma argola com recorte em meio círculo com pingente suspenso em forma de morango. Sobressaiem ainda, do interior deste núcleo, equidistantes ao centro e dispostas radialmente, cinco taças altas, circulares, em vidro craquelé, de onde partem verticalmente diversos elementos decorativos, em forma de flor de pecíolo alto e corola aberta, longas folhas nervuradas com margem recortada, dispostas na vertical, que reservam no seu interior diversos pontos de luz.
O núcleo superior, encimado por um conjunto de longas folhas com enrolamentos, dispostas na horizontal e na vertical em forma de flor, é constituido por vinte e quatro braços de luz (12+12), associados em dois diferentes raios de distanciamento e níveis de altura, moldados em vidro canelado, em curva e contra curva, com secção circular, bobéches circulares com bordo liso e canudo com bordo recortado em forma de folha, moldados em vidro com impressão recticulada. De cada um dos braços contracurvados pende uma argola com recorte em meio círculo com pingente suspenso em forma de morango. A extremidade inferior do prumo vertical é finalizada por uma bacia circular, bojuda, invertida, assente num prato recortado sobre disco circular com ressaltos em forma de framboesa, sobre pingente em forma de morango.
Fechar
-
-
Origem/Historial: No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 9, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “233”; "Descrição" - “Um lustre em cristal de Veneza para 69 lumes"; “Valor” – “20.000$00”.
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
-