Uma caçada aos leões
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 58875
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
-
Dimensões (cm): Alt. 162 x Larg. 206
-
Descrição: Na parte superior da composição, à esquerda, surge um guerreiro, num cavalo branco, envergando uma túnica azul esverdeada que, ao mesmo tempo que é atacado pelo flanco por um leão, desfere um golpe de lança num outro, que está à sua direita. Ao centro, outro cavaleiro, com uma capa vermelha e um elmo com paquife rosa, montando também um cavalo branco, golpeia este último leão. À direita, vê-se um terceiro guerreiro, num cavalo castanho, que crava uma lança no mesmo animal selvagem. Na parte inferior da composição, surge, à esquerda, um guerreiro apeado que vai em auxílio de um outro que, em tronco nu, crava a espada no leão que o ataca. Ao centro, outro guerreiro, de vestes azuis, é derrubado por outro leão. À direita, um homem jaz no chão, morto. Tudo sob um céu muito nublado.
-
-
Origem/Historial: A peça foi colocada em depósito, em 1939, na Residência Oficial do Presidente do Conselho (actualmente Residência Oficial do Primeiro-Ministro).
Em data que desconhecemos foi transferida para um gabinete do Palácio de S. Bento (actual Assembleia da República), onde se mantém.
-
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 15, 1913-1914