Prato raso (1:2) / Serviço de Mesa
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 50390
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (Ceramista)
-
Datação: Século 17
-
-
Técnica: Porcelana modelada, pintura sobre vidrado com esmaltes policromos da 'Família Verde' (verde, vermelho-ferro, amarelo, cor-de-beringela e preto) e ouro.
-
Dimensões (cm): Alt. 3,5 x Diâm. 23,5
-
Descrição: "Pratos circulares, inspirados em exemplares similares em prata [com aba rematando em encanudado], moldados numa porcelana muito branca e espessa, revestida de um vidrado transparente e quase incolor, excepto na extremidade do pé que tomou uma cor rosada. A paragem do vidrado é assinalada por uma linha alaranjada. A decoração, em esmaltes da paleta "família verde" (verde, vermelho-ferro, amarelo, beringela e preto) e aplicações de ouro é constituída, no centro, por uma cena de jardim com balaustrada, enfeitada com flores de lótus, flores e uma ameixieira florida, que cobre duas mulheres em traje de aparato junto a uma mesa com vasos com suportes, um com plantas e outros com flores.
A parede branca remata com dentado vermelho. A aba é ocupada por cercadura de fundo verde com ponteado preto e enrolamento de flores de lótus vermelhas e douradas, segmentadas por quatro reservas de fundo branco, duas delas com diversos objectos como o vaso, weiyi e respectivos recipientes para as peças de jogar e o símbolo sapeca, e as outras com um leão e a roda da lei, estilizados.
Acentuam o rebordo uma fita ondulante e pétalas vermelhas e douradas. Recorte dourado. No tardoz, sobre o reverso da aba, estão dispostos três pequenos ramos com flores e haste alongada."
in Maria Antónia Pinto de Matos, A Casa das Porcelanas. Cerâmica Chinesa da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa, IPM, 1996, p. 201
-
-
Origem/Historial: Faz conjunto com o prato (inv. 50389) que tem, aplicada no tardoz, uma etiqueta com o seguinte texto: «3 pratos India». Não existe o terceiro prato nas colecções do PNA.
...............
Existem dois pratos em tudo semelhantes nas colecções da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, «Adquiridos no 'bric-à-brac' de Santa Isabel, Lisboa, em 24/1/1957 (inv. 130) e a Ferreira das Neves, em 29/10/1959» in MATOS, Maria Antónia Pinto de, A Casa das Porcelanas. Cerâmica Chinesa da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa, IPM, 1996, p. 201.
................
Percurso da peça:
1911-1913 > «Arrecadação das Pratas e Louças» no Palácio Nacional da Ajuda [N'];
15.09.1972 > Transferido para a Residência do Presidente do Conselho de Ministros;
1995 > Salão;
2010 > Sala de Audiências (Armário-louceiro);
2012 > Idem.
................
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: China, Jiangxi, Jingdezhen
Bibliografia
- MATOS, Maria Antónia Pinto de, A Casa das Porcelanas. Cerâmica Chinesa da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa, IPM, 1996