Pote com tampa (1:2)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 58873
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (Ceramista)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Porcelana rodada, modelada, esmaltada, pintada em policromia, douragem
-
Dimensões (cm): Alt. 52 x Diâm. 23,7
-
Descrição: Pote com tampa (1:2) em porcelana chinesa, balaustriforme, alongado, de colo curto e pé anelar chanfrado. Tampa em cúpula abatida sobrepujada por um cão de Fó, com aba plana projectada para o exterior e ligeiramente descaída.
Decoração em esmaltes policromos onde predomina o tom alaranjado, suave, com pintura a sépia, arroxeado e ouro. O 'fundo', de tom alaranjado, é interrompido na frente e verso por uma grande reserva em forma de folha de ventarola, na qual, sobre fundo branco, foram representadas paisagens fluviais pontuadas por casas, pontes, árvores e aldeões; estas grandes reservas são intercaladas nas laterais por outras menores, em forma de romã, onde foram representados pássaros a voar ou pousados sobre galhos; simula-se uma dentada na romã deixando ver o interior com os seus bagos arroxeados; abaixo destas reservas (folhas e romãs) existe ainda uma outra reserva menor com pequenas paisagens de lagos e montanhas ou, uma vez mais, galhos floridos com pássaros. As figurações nas reservas foram dadas a sépia e as reservas delineadas a castanho muito escuro e dourado. Em torno das reservas maiores foi executado, a dourado, um friso de videira com cachos de uvas, flores e gavinhas. Nas laterais, sob a reserva menor, uma grinalda a dourado. Junto à base, numa faixa de fundo alaranjado mais denso, uma grega dourada é delimitada, inferior e superiormente, com filete a ouro. Junto ao colo desenvolve-se um friso de elementos de inspiração têxtil, 'pendentes' de uma barra de tom alaranjado mais denso, com pequenos apontamentos florais dourados; sobre o colo nova barra com o mesmo esquema de cor, com pequenas flores estilizadas em repetição. Ambas as barras são delimitadas, inferior e superiormente, por filetes dourados.
Tampa com um esquema decorativo semelhante: na cúpula, sobre fundo de esmalte alaranjado suave abrem-
-se quatro reservas, decoradas a sépia sobre fundo branco, onde alternam motivos de aves e de paisagens. No topo foi aplicado um cão de Fó, dourado, em torno do qual se distribuem pequenas flores dadas a dourado. Na aba, sobre uma faixa cor-de-laranja mais denso, uma série de flores pintadas a ouro, delimitadas superior e inferiormente por um duplo filete a ouro, abrangendo o rebordo.
Tardoz em branco vidrado, à excepção do anel da base.
-
-
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: China