Descrição: Óleo sobre tela, representando uma Alegoria ao Fervor Religioso, no âmbito das Virtudes do Bom Rei. A alegoria é representada sob a forma de uma figura feminina, sentada numa nuvem, sobre fundo azul-esverdeado. Tem vestes compridas, em azul e branco e está envolta num manto esverdeado, usando na cabeça um véu branco. Tem ambas as mãos para a frente, unidas em prece. A cabeça está voltada para a sua direita e olha para o alto. Tem sobre a cabeç... Ver maisa uma enorme chama (fogo).
Ao seu lado direito, recostado numa nuvem, um putto, com faixa de tecido vermelho.
Origem/Historial: A construção da Sala do Trono inicia-se em 1768 (inexistente no plano inicial, já que no projecto inicial de Mateus Vicente de Oliveira, existiam neste espaço 5 salas, conforme vem referido no Inventário de 1763). A 2ª fase do projecto deve-se a Jean-Baptiste Robillion e a sala fica concluída em 1774, ao gosto Regência-Rocócó. Sobre o teto branco destacam-se delicadas molduras e motivos dourados (grinaldas), com filetes e gavinhas,... Ver mais ao gosto rocócó francês.
As pinturas do teto foram executadas sob a orientação do pintor João de Freitas (ativo em Queluz entre 1760-1786), tendo sido seus colaboradores Manuel Costa, António Berardi e Manuel do Nascimento.
A Sala do Trono foi restaurada em 1930.
Foi alvo em 2002 e 2003 de uma nova intervenção, que teve como principal objectivo travar problemas relacionados com a reação dos materiais originais às condições climatéricas adversas da zona e evitar o ataque de insectos às madeiras. Também as pinturas da sala foram intervencionadas, tendo sido objecto de limpezas e mesmo de repintes.