Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a vinoso
Dimensões (cm): Alt. 32 x Larg. 24,3 x Diâm. 14
Descrição: Gomil moldado, em forma de elmo invertido, com bojo ovalado com caneluras, colo alto, com estrias verticais em relevo, bordo recortado e bico elevado, pé alto estrangulado na ligação ao bojo e base circular também com caneluras. Asa elevada, apoiada no bordo e no bojo, rematada em volutas.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a vinoso. No colo, sob o bico, decorado com uma paisagem com um rochedo, por trás do qual saem edifícios rod... Ver maiseados de vegetação. No bojo, sobre as caneluras, em intervalos regulares, hastes floridas dispostas verticalmente, alternando com palmetas estilizadas. Asa contornada com filetes lisos e decorada com tracejado de vários tamanhos ao longo do comprimento. Na base, tem pequenos trifólios em caneluras alternadas.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribu... Ver maisído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.