Menino Jesus com a cruz
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 729
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 16/17
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Escultura de vulto pleno, em madeira encarnada, dourada e policromada.
-
Dimensões (cm): Alt. 69,5 x Larg. 26,5 x Prof. 2
-
Descrição: Escultura de vulto em corpo inteiro, em madeira, encarnada, dourada e policromada.
O Menino surge em pé, com as pernas fletidas, o pé direito ligeiramente apoiado na base. A cabeça volta-se para a direita contrariando o movimento do corpo. Esta tensão é reforçada pelo posicionamento dos braços que sustentam o atributo sobre o ombro esquerdo, materializando o gesto de andamento do Menino, conferindo-lle grande dinamismo e graciosidade.
O rosto, de linhas suaves e expressão contida, está ladeado por modulados caracóis. Os olhos esculpidos e pintados, acompanham o movimento da cabeça, reforçando a sua intensidade e sensação de interioridade.
Enverga túnica dourada, num puncionado onde se definem elementos vegetalistas, barra larga com engaste de pedraria, rematada por delicada renda de bicos, que se repete nas mangas. Cai num pregueado solto, a que o jogo de linhas verticais e diagonais, conferem grande naturalidade.
Assenta sobre base circular com dois registos, sendo o inferior adossado à peça.
Poder-se-á tratar do Menino Jesus carpinteiro, já que o lenho que sustenta, apresenta uma junção dos braços em ângulo agudo, afastando a leitura inicial onde se identificava como sendo uma cruz.
-
-
-
Incorporação: (Mosteiros extintos) Mosteiro das Chagas, de Lamego.
-