Cacho de uvas
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 941
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: 1895/1904
-
-
Técnica: Vidro soprado
-
Dimensões (cm): Alt. 20 x Larg. 15
-
Descrição: Cacho de uvas composto por bagos ovalados com botão esférico numa das extremidades, à volta do qual passa o metal que une os bagos, formando um cacho. Bagos em vidro soprado transparente verde (escuro).
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento do palácio da Ajuda o conjunto de cahos de uvas encontrava-se guardado na denominada Casa da Arrecadação das Pratas de D. Maria Pia no piso térreo. Descrição: "Vinte e dois cahos de uvas para servirem com lâmpadas interiores, para illuminações de differentes cores, faltando cinco aos do registo, assim como faltam também seis lâmpadas com correntes."
Documento manuscrito encontrado (não assinado), em papel timbrado do Paço da Ajuda, datado de 1 Fevereiro de 1904, com relação dos cachos de uvas adquiridos e sua proveniência: " Cachos de vidro de côres./ Vieram da Fabrica da Marinha Grande/em 1 de fevereiro de 1904".
Os cachos de uvas estão pendurados em duas grades junto às janelas do jardim de Inverno, juntamente com folhas (parras de uvas) em metal.
As peças foram observadas e estudadas pelo Prof. Jorge Custódio que concluiu serem provenientes da Fábrica Nova da Marinha Grande. Esse estudo, intitulado:"A Fábrica Nova de Vidros da Marinha Grande (1895-1955) e o vidro contemporâneo:entre a tradição manufactureira e a mudança industrial" foi apresentado pela primeira vez no encontro "DE VITRO, I Jornada do Vidro do Palácio da Ajuda" em 29 de Novembro de 2012.
-
Incorporação: Transferência da Casa Real.
-
Centro de Fabrico: Marinha Grande, Portugal
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911
- Arquivo P.N.A.