"Hanap" (?)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3822
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Vidro soprado, transparente, incolor
-
Dimensões (cm): Alt. 12,7 (sem tampa); 17,3 (com tampa) x Diâm. 4,2 (copa); 4,5 (base); 5 (tampa)
-
Descrição: Cálice com tampa. Base semi-esférica, ostentando marca do pontel e com bordo espesso revirado para o exterior, constituindo como que uma grossa bainha. Pé cilíndrico e copa troncocónica. Tampa semi-esférica com remate em bola com flôr de cinco pétalas trabalhadas à pinça. No interior da tampa é visível a marca do pontel. Vidro transparente incolor contendo inumeras pequenas bolhas de ar. Base, pé, copa e tampa ornamentadas por filigranas do tipo "a fili" em branco opaco, radiais na base e oblíquas nos restantes elementos. Pé e copa ornamentados com cordões ondulantes de vidro trabalhados à pinça. No pé estão dispostos 4 cordões ondulantes de forma vertical. Na copa estão dispostos horizontalmente 2 cordões ondulantes de onde saem 4 pequenas asas na vertical.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrol. PNA , esta peça encontrava-se na Sala do Retrato da Rainha D. Maria Pia no Andar nobre. Esteve presente à inventariação o Sr. Pedro Dias particular da Rainha.
Estava descrito como: "Vaso em forma de calix, com uma base redonda, sobre ela uma base torcida, ladeada por quatro hastes curvas, que vão prender-se a um ornato saliente, em curvas no fundo do vaso, este de traços brancos salientes em espiral, e guarnecido de outros dois ornatos paralelos ao primeiro e do mesmo feitio, ligados pelas quatro azas, , coberto por uma tampa de traços brancos, em espiral terminando n'uma bolla, e esta n'uma flor, tudo em cristal de Veneza.
-
Incorporação: Transferência da Casa Real.
-
Centro de Fabrico: Catalunha?
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912