Descrição: Peça decorativa com forma de cavalo marinho. Base discóide com rebordo virado para o interior. Pé cilíndrico encimado por botão canelado sobre o qual assenta o cavalo. O corpo é oco. As patas, a crina e as asas são trabalhadas à pinça. No dorso, o cavalo apresenta um cordão de vidro canelado com 7 pequenos botões de vidro transparente polícromo (preto, vermelho e verde). A peça é de vidro transparente de tom ligeiramente rosado. As patas, crinas e asas do animal receberam douradura. Os olhos são em vidro amarelo e preto.
Origem/Historial: Segundo uma fatura de 1888 pode ter sido comprado na Compagnia Venezia Murano em Veneza:"1cavallo paglieso." ( ANTT, CR, Cx.6979, fatura datada de 7 de Outubro de 1888 )
Referência a esta peça na "Relação de objectos Pertencentes ao Palácio e à Rainha D. Maria Pia 10 de Julho de 1891" ) arquivo do PNA, cota 9.5.1., cx 1, doc 1184): "Atelier/1 cavalo marinho com pé de vidro de Veneza". Encontrava-se no Ateliê de pintura.
No Arrolamento judicial do Palácio da Ajuda está descrita conjuntamente com a taça Invº3719:" Par de floreiras de cristal de Veneza, de bases redondas, lisa n'uma, e de gommos n'outra, formada n'aquella d'um cavallo marinho, com um tom queimado, desmaiado(...) e a outra, do feitio d'uma taça com vergões azues,, rodeada de troncos e de cavallos marinhos, trez de cabeça voltada para dentro da taça e outros trez de cabeça voltada para o ar, olhos escuros, e alternados com os troncos (...)". As peças encontravam-se no Atelier de pintura em 1912.
O corning Museum of Glass tem um modelo semelhante ao do Palácio da Ajuda, igualmente da Compagnia di Venezia e Murano, datado de 1875. (http://www.cmog.org/artwork/vessel-shape-sea-horse). De acordo com informações desta base de dados o mesmo modelo figurava em catálogos da casa Testolini, cerca do ano de 1890.
Incorporação: Transferência da Casa Real.
Centro de Fabrico: Veneza.Murano.Itália.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912
"Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa", catálogo da exposição, Imprensa Nacional Casa da Moeda e Palácio Nacional da Ajuda. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, de julho a novembro de 2015.