Descrição: "Cántir" em vidro transparente de tonalidade verde clara. Base discóide com rebordo virado para o interior. Corpo periforme provido de dois bicos, sendo um deles mais largo e baixo e o outro mais largo e estreito. Entre os dois bicos é visível o arranque da asa circular, que foi partida e está omissa. Bojo e a base com caneluras obliquas. A peça foi ornamentada por cordões de vidro "rendilhadas" ("cresterias") da mesma cor no fundo e em vidro azul escuro transparente.
Origem/Historial: Segundo indicação do Arrol PNA, esta peça encontrava-se na Arrecadação de D. Luís com a seguinta descrição: "Caixa de papelão tendo dentro uma almotolia de cristal de Veneza, corado, com a asa superior partida, pertencente segundo um apontamento que tinha por fora, n'um papel, ao quarto de D. Luís." teria estado portanto nos aposentos do Rei D. Luís I, no seu quarto.
Incorporação: Transferência da Casa Real.
Centro de Fabrico: Catalunha/Espanha
Bibliografia
D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal / Palácio Nacional da Ajuda; planificação, coord. e realização Isabel da Silveira Godinho ; elaboração do texto e org. do catálogo Francisco de Carvalho Louro, Graça Mendes Pinto. Lisboa: PNA, 1990.
El Vidrio: Ajuntament de Barcelona, Museu d'Arts Decoratives, 1985
Miller's Antiques Checklist: Glass: Reed International Books Limited, 1994
NEWMAN, Harold - An illustrated Dicitionary of Glass. London: Thames & Hudson Ltd., 1977
Exposições
“D. Luís, Duque do Porto e Rei de Portugal”. PNA – Lisboa, 1990