Bacia
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 2403
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: 1862/1889
-
-
Técnica: Vidro (cristal) soprado moldado; gravado
-
Dimensões (cm): Alt. 13,4 x Diâm. 39,2 (copa); 6,5 (bse)
-
Descrição: Bacia com base circular, ligeiramente côncava. Copa sobre hemisfério com asa pronunciada. Decoração predominantemente vegetalísta gravada sem polimento sobre fundo vermelho e desenvovendo-se ao longo de toda a peça. Na base encontra-se paisagem com diversa vegetação e arvoredo, onde se destaca a presença de uma raposa, à direita da árvore.
As paredes da bacia apresentam decoração idêntica com árvores que se prolongam até ao bordo e com os seguintes animais: 2 veados (um dos quais sentado) e um cão em movimento de corrida. Encimando a figura do cão e junto à aba, o escudo portugês coroado e envolto em manto.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrol. PNA, este serviço de Toucador encontrava-se na Arrecadação do Tesouro no Andar Nobre. Estava inscrito com o nº K'''1700 e descrito da seguinte forma: "Um serviço para lavatório, de cristal côr de vinho, decorado com paisagens e arvores lapidadas, e outras peças com as mesmas decorações, parras e uvas, cães, etc; composto: d'huma bacia (...); d'um jarro (...)", entre outros objetos.
No catálogo da exposição de Moser (ver bibliografia) encontra-se um copo muito semelhante no tema decorativo e que está atribuído a Hoffmann (gravador de grande prestígio).
-
Incorporação: Transferência da Casa Real.
-
Centro de Fabrico: Boémia?
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 9, 1912
- KLEIN, Dan; LLOYD, Ward - The History of Glass. London: Orbis, 1984
- MERGL, Jan; PÁNKOVÁ, Lenka - Moser: Joya del Cristal de Bohemia. Catálogo de Exposición. Madrid: Emersa, 2000
- SOTHEBY'S - Later English and Continental Ceramics and Glass. London: Sotheby's, Tuesday 17July1990